Com o objetivo de educar para o empreendedorismo para que os alunos desenvolvam competências empreendedoras, despertando uma nova mentalidade sobre o futuro, os municípios de Carinhanha, Jaborandi, Riacho de Santana e Serra Dourada, no Oeste baiano, juntos, encerraram as atividades letivas de 2023 com um total de 6.942 estudantes participando das aulas do projeto Educação Empreendedora, acompanhado pelo Sebrae em Barreiras, que desenvolve um trabalho teórico e prático sobre o que é empreender.
“As parcerias são fundamentais para o sucesso do Programa de Educação Empreendedora e parabenizamos a todos os envolvidos nesta iniciativa belíssima, em especial a consultora Denize Brito, os professores, coordenadores, diretores e demais colaboradores da comunidade escolar, os secretários de Educação, agentes de desenvolvimento e prefeitos, por acreditarem e proporcionarem condições para a realização de todas as atividades, que têm os alunos e suas famílias como protagonistas desta transformação. Com certeza, essa sementinha plantada germinará em bons frutos num futuro próximo na vida de cada um”, afirma a gerente do Sebrae em Barreiras, Adriana Morais.
Como parte do programa Cidade Empreendedora, o ponto-chave do projeto realizado com as secretarias municipais de Educação foi a Feira do Empreendedor, momento em que crianças e adolescentes colocaram em prática os ensinamentos vistos em sala de aula. Para isso, eles receberam apoio das equipes técnicas das secretarias, da gestão escolar e professores quanto a produção, definição das estratégias de vendas, marketing e vendas.
No município de Carinhanha, das 26 escolas municipais, 12 participaram do projeto, sendo 1 na sede e 11 na zona rural, que desde 2021 desenvolvem atividades e oficinas que culminaram, no ano passado, nas feiras de empreendedorismo que serviram para mostrar os resultados e para vender os produtos produzidos pelos alunos do Ensino Fundamental I e II, Educação de Jovens e Adultos e Ensino Médio. As ações contaram ainda com o envolvimento de comerciantes locais e feirantes, além da comunidade. Ao todo 4.151 estudantes receberam orientações da Educação Empreendedora.
“O Projeto é muito importante para o protagonismo do aluno. É colocar o estudante no centro e permitir que ele desenvolva a criatividade, inovando e refletindo sobre o seu projeto de vida. Vale destacar que a visão trabalhada ao longo do projeto é de um empreendedorismo sustentável, produções que respeitem a natureza, a partir do reciclar e reutilizar”, comenta o secretário de Educação, Wesley Brunno.
Já no município de Jaborandi, a Educação Empreendedora envolveu 463 alunos. Em Serra Dourada, 1.940, e em Riacho de Santana, 388, onde o projeto teve início no ano de 2022 para as séries do 1º ao 9º ano e para a Educação de Jovens e Adultos. De acordo com a Secretaria de Educação, a avaliação é positiva quanto aos resultados alcançados, ao analisar que o protagonismo dos estudantes foi estimulado e, ao destacar a contribuição para a formação dos professores e gestores por meio das oficinas de aperfeiçoamento que aconteceram no decorrer de 2023.
“A previsão é que a Educação Empreendedora possa contribuir significativamente no pleno desenvolvimento de Riacho de Santana com ações que possam dar voz às comunidades, fomentar as ações coletivas, proporcionar a troca de experiências e dar espaço para que as soluções de problemas locais sejam fruto de um pensamento construído com a colaboração de todos os envolvidos”, conclui o coordenador técnico pedagógico, Edvaldo Magalhães.