ASN BA
Compartilhe

Massa Mix vence etapa Irecê do melhor Pão Francês da Bahia

Padaria de Irecê garante vaga na final estadual dia 29 de agosto em Salvador
Por Nara Zaneli para ML Comunicação
ASN BA
Compartilhe

Reconhecer e incentivar a excelência na panificação regional foi o grande objetivo da etapa Irecê do concurso “O Melhor Pão Francês da Bahia”, realizada na quinta-feira (14), no Caraíbas Hall, em Irecê. A cerimônia de premiação, promovida pelo Sebrae, reuniu 10 padarias de diversas cidades da região e da Chapada Diamantina, incluindo João Dourado, Iraquara, Irecê e Barra da Estiva, todas concorrendo com o tradicional pão francês, avaliado por critérios técnicos rigorosos.

O gestor de projetos do Sebrae Bahia, Clóves Guanais, reforçou a importância do concurso como ferramenta de valorização e qualificação do setor. “Esse evento vai além da premiação. Ele oferece diagnóstico, orientação e apoio para que os panificadores da região aprimorem seus produtos e se destaquem no mercado. Vale lembrar, que o Sebrae disponibiliza uma consultoria específica sobre adequação às normas da ABNT, que pode ser contratada com 70% de contrapartida do Sebrae. Uma ótima oportunidade de adquirir conhecimento especializado e melhorar os processos de produção, armazenamento e vendas ”, destacou.

Vencedores

A grande campeã da noite foi a Panificadora e Lanchonete Massa Mix, da cidade de Irecê, do empresário Franklin Oliveira, que conquistou o primeiro lugar com um pão de excelente qualidade e equilíbrio técnico. Além do reconhecimento, a panificadora recebeu uma premiação de R$ 1.500 em produtos Adinor, uma doma profissional para o padeiro vencedor, 10 sacos de farinha de trigo, e a vaga para representar a região na etapa estadual, que acontecerá no dia 29 de agosto, em Salvador, reunindo os campeões regionais na disputa pelo título de melhor pão francês da Bahia.

O segundo lugar ficou com a Panificadora Amo Tudo Isso, também de Irecê, e o terceiro lugar foi conquistado pela Panificadora 2 Irmãos, da cidade de Barra da Estiva.

Os três primeiros colocados receberam vale-compras, brindes e produtos oferecidos pelos parceiros do evento. Como parte do suporte oferecido aos participantes, o Sebrae Bahia disponibiliza um laudo técnico individual com sugestões de melhorias para cada padaria participante.

O vencedor da edição 2025 da etapa regional Irecê, Franklin Oliveira, destacou a importância do concurso para incentivar os pequenos empreendedores do setor e reconhecer a dedicação dos empreendedores que buscam melhorar e se aprimorar a cada dia.

“Estamos felizes e orgulhosos pelo reconhecimento, e essa premiação só me incentiva a buscar sempre o melhor. Ano passado fiquei em segundo lugar no concurso, e agora em 2025, fui buscar o primeiro lugar. Com a parceria do Sebrae e muita dedicação, afinal, são 25 anos de trabalho na área de panificação, a gente vai ganhando espaço e se destacando no setor”. Concluiu.

A etapa Irecê integra o circuito estadual do concurso e reafirma a importância do pão francês como símbolo da panificação baiana, promovendo a profissionalização e valorização de um dos produtos mais presentes na mesa dos brasileiros.

Palestras

Antes da premiação, os participantes acompanharam uma palestra da especialista em experiência do cliente, Lica Argolo, que destacou a importância da imagem tanto da empresa quanto do produto para conquistar e fidelizar consumidores. “Mais do que vender, é preciso encantar o cliente em todos os pontos de contato, e a imagem é a identidade da empresa. Se dedique em entregar sempre mais e conquiste a confiança do seu cliente”, afirmou.

Na sequência, o consultor Aléssio Guerra, apresentou os critérios de avaliação utilizados no concurso, com base nas normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). São 13 itens avaliados, entre eles coloração, sabor, aroma, crocância, aspecto e textura. Segundo Aléssio, a metodologia técnica e sensorial, garante imparcialidade e qualidade no resultado. “Tivemos ótimos resultados em Irecê. O vencedor será um grande concorrente da etapa estadual”, explicou.