ASN BA
Compartilhe

Missão empresarial do Extremo-Sul apresenta forte participação e oportunidades de inovação na INDEX 2025

Com apoio do Sebrae, empreendedores vivenciaram o maior evento da indústria no estado, entre 27 a 29 de agosto
Por Milka Morais para ML Comunicação
ASN BA
Compartilhe

A feira INDEX 2025, realizada de 27 a 29 de agosto no Centro de Convenções Salvador, consolidou-se como o maior evento da indústria baiana, e diante dessa potencialidade, uma missão composta por 30 empresários do Extremo-Sul integrou a força empreendedora ao grande palco do desenvolvimento industrial.

Com cerca de 300 expositores, o evento atraiu milhares de visitantes, promovendo networking e impulsionando negócios em diversos setores. Excelente oportunidade para as duas queijarias da região apresentarem seus produtos em estandes próprios, com expressivas vendas e maior visibilidade para os premiados produtos artesanais que refletem a competência da cadeia produtiva no Extremo-Sul do estado.

Para o gerente regional do Sebrae em Teixeira de Freitas, Alex Brito, a alegria em acompanhar uma missão empresarial como esta é motivadora. “Tivemos 30 empresários, uma turma unida, focada e cheia de energia. Diante da importância da INDEX para a Bahia, foi muito especial dividir esse momento com nossos empresários do Extremo-Sul”, comemorou Alex.

Além da Queijaria da Drika, do município de Prado, estava Sérgio Porto, proprietário do Laticínio Recanto do Queijo em Vereda, que elogiou as vendas e a sensação de expor pela primeira vez em Salvador. “Nunca esperei chegar tão longe e estar na capital é realmente incrível. Estou cheio de gratidão e alegria pela oportunidade, mas também pela experiência de ver esse evento tão grande com pessoas de todos os lugares experimentando e elogiando nossos produtos”, destacou Sérgio.

Capacitação aplicada

Além da experiência na INDEX, dez empresários ainda participaram de mais uma capacitação presencial da modalidade Lean Manufacturing, observando as melhores práticas e inovações gerenciais para seus negócios. A visita técnica ao SENAI/Cimatec gerou inspiração e conexões com centros de tecnologia, que podem reverter em desenvolvimento futuro da região.

Durante a visita, o fundador da HA33, empresa de registro de marcas e patentes em Teixeira de Freitas, destacou a relevância do evento como espaço estratégico para promover a competitividade da indústria, especialmente dos pequenos negócios.

“A visita possibilitou enxergar de forma prática e eficiente um processo produtivo industrial otimizado através da metodologia Lean, dentro da primeira fábrica modelo do hemisfério sul, mostrando assim que há possibilidades de redução de desperdícios em todo ambiente fabril”, explicou.

Na oportunidade, o empreendedor agradeceu ao Sebrae pela experiência vivenciada na INDEX 2025, compartilhando momentos inesquecíveis com a caravana de outros empresários. “Vejo que a Bahia tem muita indústria, de todos os níveis e segmentos, sendo uma grandiosa potência para o Brasil. Todo conhecimento adquirido, como boas práticas industriais, sustentabilidade e muito network, irá possibilitar criar bons planos de ação para os nossos setores no Extremo-Sul da Bahia”, acrescentou Hermano.