Na tarde desta quarta-feira (27), a Casa do Comércio, em Salvador, foi o cenário do evento “Mulher + Comércio: Conexões Femininas nos Negócios”. A iniciativa, que celebra o Dia Mundial do Empreendedorismo Feminino, oferece uma programação diversificada voltada a mulheres empreendedoras e empresárias do setor terciário. Promovido pelo Sebrae, em parceria com o Sistema Comércio BA — Fecomércio, Sesc e Senac —, o evento é gratuito e continua até esta quinta-feira (28).
O destaque da tarde foi a palestra magna “Marketing Digital e Inteligência Artificial para Empreendedores”, conduzida por Ana Tex, uma das maiores especialistas em marketing digital no Brasil. Ana explorou como a Inteligência Artificial pode transformar a gestão de negócios, apresentando ferramentas práticas para otimizar processos e criar novas oportunidades de crescimento.
“A inteligência artificial permite automatizar tarefas repetitivas e criar ideias inovadoras. Por exemplo, se você tem uma loja de moda feminina plus size em Salvador, pode usar ferramentas como o ChatGPT para gerar conteúdos personalizados para suas redes sociais, trazendo relevância e engajamento”, explicou Ana Tex.
Ana também enfatizou a importância de entender o uso correto das IAs, ressaltando que o diferencial competitivo não é a tecnologia em si, mas a habilidade em utilizá-la. “Você não será substituído por uma IA, mas por quem souber usá-la bem. É preciso investir em conhecimento para surfar nesse tsunami de inovação.”
Entre as ferramentas mencionadas para auxiliar empreendedores no uso da inteligência artificial, destacam-se Claude e Eleven Labs, voltadas para a criação de interações e conteúdos por voz; Make.com, que permite a automação de blogs; Suno, direcionada para a criação musical; Ideogram, especializada no design de logos e imagens; e Opusclip, que oferece sugestões de cortes para vídeos de forma prática e eficiente.
Além das apresentações práticas, Ana reforçou que a inteligência artificial já está moldando o mercado de trabalho com novas profissões, como consultores especializados em IA para diferentes nichos.
Painel Soft Skills
No Painel Soft Skills, realizado no “Mulher + Comércio”, Iasmine Fernandes, Júlia Dourado e Uliana Ferreira compartilharam insights valiosos sobre liderança, influência e autoconhecimento. A conversa foi mediada por Taiane Almeida, analista técnica do Sebrae e gestora do programa Sebrae Delas em Salvador.
A influenciadora e empresária, Iasmine Fernandes, destacou a importância de usar a influência como estratégia para impulsionar negócios, desmistificando a ideia de que não é possível lucrar sendo influenciador. “Não venha me dizer que não dá para ser influenciador do seu negócio e fazer dinheiro com influência, porque dá. Influenciar pessoas é se colocar no lugar de ajudar o outro. Eu não acordei e disse: ‘Vou ser influenciadora’. Eu simplesmente comecei a compartilhar o que funcionava para mim, como cremes para cabelo ou uma pizzaria que gostei. Isso me tornou influenciadora”, relatou. Ela também incentivou o público a enxergar a influência como algo intrínseco: “Influenciadores todos nós somos”.
Já a treinadora de mulheres empresárias, Uliana Ferreira, enfatizou a relação entre liderança e inteligência emocional, associando ambas ao autoconhecimento. “Liderança é, antes de tudo, sobre se autoliderar. Se você se compromete a ir à academia ou seguir uma dieta e desiste na primeira tentação, como vai liderar outras pessoas?”, questionou. Para ela, a capacidade de cumprir compromissos consigo mesmo é um pré-requisito para liderar com sucesso.
A psicóloga Júlia Dourado trouxe a perspectiva da psicologia, conectando autoconhecimento à influência e à relação com dinheiro. Para ela, tudo começa com as crenças que temos sobre nós mesmos. É fundamental entender o que pensamos sobre nós como profissionais e como merecedores do que recebemos. Se você não se sente confortável com o dinheiro que entra na sua conta, pode estar automaticamente tentando gastá-lo. Júlia reforçou que liderança, comunicação e influência estão todas interligadas e dependem de uma base sólida de autoconfiança. “Se eu não acreditar que sou capaz, não vou nem na esquina”.
Programação e impacto
Com vagas ainda abertas para o segundo dia, o “Mulher + Comércio” tem como objetivo capacitar mulheres que já empreendem ou desejam iniciar no mercado. As inscrições para as atividades do dia 28 de novembro podem ser realizadas via Sympla (Clique aqui).
SERVIÇO
O quê: Evento Mulher + Comércio
Onde: Ed. Casa do Comércio (Teatro Sesc Casa do Comércio e 7º andar)
Quando: Até 28/11, das 11h às 20h30
Inscrições: gratuitas (clique aqui)