ASN BA
Compartilhe

Mulheres do sudoeste baiano aprendem a produzir produtos derivados da mandioca em oficinas do Sebrae

Cerca de 40 mulheres praticaram diversas receitas que fortalecem a mandiocultura
Por Nayla Gusmão
ASN BA
Compartilhe

Promover a geração de renda por meio da venda de produtos oriundos da mandioca. Esse foi o objetivo de duas oficinas oferecidas pelo Sebrae às mulheres dos municípios de Caatiba e Itapetinga. As capacitações aconteceram nos dias 22, 23, 26 e 27 de março e reuniram cerca de 40 mulheres nos dois municípios.

Durante as oficinas, as mulheres puderam conhecer os benefícios da mandioca produzida na região e como a raiz pode ser transformada em diferentes produtos que podem ser comercializados localmente, gerando uma fonte de renda sustentável.

Para a produtora Andréia de Melo, proprietária de uma fazenda em Itarantim, participar do curso foi uma experiência inovadora. “Aprendemos diversas receitas utilizando o aipim e isso nos acrescenta muito para o uso do produto. Gostaríamos sempre de participar de cursos práticos como esse”, afirmou a produtora.

Para o analista técnico do Sebrae em Itapetinga, Rhelrison Nascente, as oficinas geram agregação de valor à mandioca além de terem tido uma característica bastante prática. “É algo de aplicação imediata e que pode gerar retorno financeiro para essas mulheres. Um curso que não é muito comum na região e que fortalece a mandiocultura. Esse incentivo pode transformar a vida de diversas pessoas”, concluiu o analista.