O município de Macarani aderiu ao programa Cidade Empreendedora, do Sebrae, com o objetivo de fortalecer a geração de emprego e renda, impulsionar a economia local e criar condições mais favoráveis para quem precisa de apoio para empreender.

A gerente regional do Sebrae em Vitória da Conquista, Josi Viana, destacou que o Cidade Empreendedora vai muito além de um projeto técnico. “O que buscamos ao final desse processo é que cada município elabore, junto com o Sebrae, um plano de fomento ao desenvolvimento local, com foco nos pequenos negócios. Esse plano não será apenas um documento, mas um guia construído coletivamente que vai mostrar como o município pode incluir de forma estruturada a pauta do pequeno negócio na sua gestão pública”, explicou.
De acordo com o secretário de Administração de Macarani, Glauber Costa, a gestão tem atuado para promover o desenvolvimento socioeconômico do município e encontrou no programa uma oportunidade estratégica. “Nosso trabalho é voltado para fomentar o empreendedorismo, desburocratizar o atendimento à população e ampliar a capacitação de pessoas. Com isso, buscamos gerar oportunidades de emprego e renda e fortalecer a economia local, em parceria com o Sebrae”, destacou Costa.
Entre as iniciativas já previstas estão a implantação da RedeSim, a consolidação da Sala do Empreendedor, o incentivo ao empreendedorismo nas escolas e ações voltadas à inovação e sustentabilidade. O secretário lembra que Macarani já está em fase de documentação para o convênio com a Junta Comercial da Bahia (JUCEB), o que permitirá a implantação do sistema REGIN no município.
“Nosso compromisso é levar melhores condições para a população, garantindo suporte aos que mais precisam por meio da união entre a gestão municipal e o Sebrae”, reforçou o secretário.

