O 6º Encontro da Cadeia Produtiva do Leite, realizado pela Crio Agronegócios com o apoio de parceiros como o Sebrae, será realizado em Barreiras, entre os dias 29 de outubro e 1º de novembro. Reconhecido como o maior evento técnico sobre pecuária leiteira da Bahia, o evento tem o objetivo de consolidar a atividade como vetor de desenvolvimento econômico do estado, com destaque para o Oeste, região que concentra a maior produção. A quarta reunião preparatória para o Leite Oeste Bahia foi realizada nesta terça-feira, 22 de setembro, na sede do Sebrae em Barreiras.
Segundo o gerente do Sebrae em Barreiras, Emerson Cardoso, “o Encontro é uma oportunidade única para que produtores, cooperativas e demais atores da cadeia produtiva troquem experiências, conheçam novas tecnologias e ampliem a competitividade do setor leiteiro na região, fortalecendo a economia local e garantindo maior eficiência e qualidade na produção”.
Serão realizadas palestras, painéis temáticos, visitas a propriedades, missões técnicas, reuniões de integração, debates presenciais e digitais, além da exposição de exemplos de sucesso do setor. Também serão oferecidos cursos com os temas: Gestão Eficiente da Propriedade Leiteira; Produção de Queijos Caseiros; Gestão das Associações de Produtores e Cooperativas de Leite; e Inteligência Artificial no Agronegócio. A abertura oficial ocorrerá no dia 29, às 18h, na sede do Sebrae em Barreiras, com a entrega do Prêmio Personalidade do Leite do Oeste da Bahia.
Este ano, a iniciativa conta com o apoio da Prefeitura de Barreiras, por meio das secretarias de Agricultura e Tecnologia, Cultura e Turismo, Indústria, Comércio e Serviços, e com a parceria de instituições como Senar/FAEB, Sindicato dos Produtores Rurais de Barreiras, Cooperleite, Acrioeste, Consórcio de Desenvolvimento Sustentável Velho Chico, Câmara Setorial do Leite da Bahia e Bahiater.
Grandioso
“Estamos trabalhando para que esta 6ª edição seja um marco para a cadeia do leite no Oeste. A Prefeitura está empenhada em garantir um evento grandioso, fruto da união de instituições e produtores. Nossa meta é dar visibilidade ao trabalho que já vem sendo feito, valorizar os pequenos e integrar toda a região”, diz o secretário de Agricultura e Tecnologia da prefeitura de Barreiras, Joaquim Neto.
Entre os destaques da edição está o 1º Festival de Queijos e Vinhos, que reunirá produtores de laticínios do Oeste da Bahia e vinícolas da Chapada Diamantina. O objetivo é aproximar a sociedade da produção regional e valorizar a diversidade e a qualidade dos alimentos e bebidas baianos. Segundo o coordenador do evento, Ubirajara Zapponi, “será uma grande mostra da diversidade de vinhos produzidos na Bahia, incluindo rótulos brancos e tintos de alta qualidade, que vão se somar à excelência dos queijos regionais”.

