ASN BA
Compartilhe

Padaria Barreto de Firmino Alves vence etapa regional do concurso “O Melhor Pão Francês da Bahia”

Premiação que envolveu mais de 50 padarias da regional sul aconteceu na noite de quarta-feira (13), durante a Semana de Inovação em Ilhéus
Por Nanci Macedo para ML Comunicação
ASN BA
Compartilhe

Na noite de quarta-feira (13), aconteceu a final regional do concurso “O Melhor Pão Francês da Bahia”, promovido pelo Sebrae, no Centro de Convenções, em Ilhéus. A disputa, que integrou a Trilha: Indústria de Alimentos da Semana de Inovação, reuniu mais de 50 padarias da regional Sul em uma avaliação criteriosa que considerou sabor, textura, aparência e qualidade, seguindo a norma ABNT NBR 16.170:2013.

Todos os finalistas receberam certificados de participação e um relatório técnico detalhado com o feedback de cada avaliação, apontando as características analisadas nos pães. Entre os critérios, embasados na metodologia da ABNT, foram considerados 13 requisitos principais para determinar um pão de qualidade. As análises incluíram características externas — como tamanho, crosta (cor, pestana, crocância e aspecto) e aparência — internas — como o aspecto e o miolo — e sensoriais – avaliando aroma, sabor e textura.

Para a gerente regional do Sebrae em Ilhéus, Claudiana Figueiredo, o concurso vai muito além do pódio. “Essa é uma oportunidade para que o panificador tenha um diagnóstico técnico do seu produto, identifique pontos de melhoria e possa implementar mudanças que resultem em mais qualidade e competitividade. Além disso, é um momento de valorização de quem se dedica todos os dias a oferecer o melhor aos clientes”, ressaltou.

O grande vencedor da noite foi a Padaria Barreto, da cidade de Firmino Alves, representada por Thiago Chimato. “No ano passado ficamos em terceiro lugar. Esse resultado nos motivou a buscar mais conhecimento e investir em melhorias. Hoje, conquistar o primeiro lugar é a prova de que dedicação e persistência valem a pena”, comemorou.

O segundo lugar ficou com a Padaria Primus, de Itabuna, do empresário Jean Pires. “Vencer a etapa regional em 2024 e ficar em terceiro lugar estadual, nos deu um crescimento mensal expressivo e a confiança de que estávamos no caminho certo. Permanecer entre os melhores da região é motivo de muito orgulho”, disse Jean.

Já o terceiro lugar foi para a Delicatessen Pão de Bela, de Ilhéus. A proprietária Lorena Lopes celebrou a conquista e o reconhecimento do trabalho. “Estamos há pouco tempo no mercado, pouco mais de um ano, mas investimos muito na qualidade do produto. Esse resultado mostra que estamos no rumo certo”, afirmou.

Além do reconhecimento, as três melhores padarias foram premiadas com troféu e certificado. A grande vencedora da etapa regional levou ainda 20 sacas de farinha de trigo (25 kg cada), um vale-compras de R$ 1.500 em produtos Adinor, e, para o padeiro, R$ 500 e uma dólmã profissional, vestimenta tradicional utilizada no trabalho.

Agora, os campeões regionais se preparam para a etapa estadual do concurso, que reunirá representantes de todas as regiões da Bahia para eleger o grande campeão do pão francês no estado. A cerimônia acontece no dia 28 de agosto, em Salvador, durante a Feira INDEX – o maior evento da indústria da Bahia, no Centro de Convenções.

Durante a noite, os participantes tiveram acesso a informações sobre o mercado atual para negócios do ramo de alimentos e bebidas, assim como as estratégias para o aumento da venda do pão francês por meio de palestras.

A empresária, confeiteira e mentora de negócios em alimentação, Paula Ardanza, apresentou a palestra Cenários, Perspectivas e Sustentabilidade para Negócios de Alimentos e Bebidas. “A inovação e a sustentabilidade deixaram de ser tendências e se tornaram necessidades urgentes. O consumidor está mais atento, e negócios que investem em qualidade, responsabilidade e propósito ganham vantagem competitiva”, afirmou Paula.

Em seguida, a consultora e coordenadora do Instituto de Desenvolvimento das Empresas de Alimento (IDEAL), Patrícia Marques, falou sobre Estratégias para o aumento de vendas de pão francês. “O pão francês é o produto mais vendido da panificação brasileira. Pequenas mudanças na padronização, exposição e atendimento podem elevar significativamente as vendas e fidelizar clientes”, destacou Patrícia.