O Sebrae em Irecê anunciou os vencedores da fase regional do 1º Concurso Melhor Pão Francês da Bahia, idealizado para valorizar o trabalho de padeiros e padeiras de todo estado, na última segunda-feira (11). Após uma criteriosa seleção que envolveu a análise de diversas características do tradicional pão francês, como sabor, aroma, miolo, peso, crosta, coloração e pestana, a Panificadora Santana, de Irecê, conquistou o primeiro lugar.
Além do reconhecimento, a padaria foi premiada com troféu, certificado, e um conjunto de prêmios que inclui um cheque bônus valendo 10 sacas de farinha de trigo (25 kg cada), inscrição gratuita na próxima turma do Empretec, um vale-compras de R$ 1.000 reais em produtos Adinor, e para o padeiro, um valor de R$300, mais uma doma, vestimenta adequada para ser utilizada durante o trabalho.
A avaliação realizada com a metodologia da ABNT NBR 16170, publicada em 2013, traça 13 requisitos principais para determinar um pão de qualidade, dentre características externas, como tamanho, crosta (composta por cor, pestana, crocância e aspecto), aparência, características internas, como o aspecto e o miolo, além das características sensoriais, que são indicadas pelo aroma, sabor e textura. A escolha contemplou um processo rigoroso e técnico, que destacou o padrão de qualidade dos produtos.
A gerente adjunta do Sebrae em Irecê, Ediléa Cerqueira, destacou a participação das empresas, e parabenizou os profissionais por estarem em busca de melhorias nos processos. “Estamos felizes com o nível dos nossos participantes. Nossa regional está bem representada com esses nove finalistas e três deles foram escolhidos para a grande final no próximo dia 27, em Salvador. Esperamos que essa competição se torne ainda maior nas próximas edições”, acrescentou Ediléa.
Carlos Eduardo, proprietário da Panificadora Santana, demonstrou grande satisfação com o prêmio de primeiro colocado. “Fiquei surpreso e muito feliz com o prêmio. É um reconhecimento importante para o trabalho da nossa equipa e para o nosso padeiro, Adriano da Silva Pires, que também ficou muito contente com a vitória”, reconheceu o empresário.
Além da Panificadora Santana, a padaria Massa Mix, também de Irecê, garantiu a segunda colocação, enquanto a Delicatessen 13 de Maio, de Ibititá, ficou em terceiro lugar. Cada padaria vencedora recebeu certificado e prêmio em reconhecimento à qualidade de seus produtos e incentivo à continuidade do aperfeiçoamento na produção.
Para o gerente do Sebrae em Irecê, Edirlan Souza, o Concurso Melhor Pão Francês da Bahia, é uma oportunidade para destacar e fomentar a produção regional, incentivando padarias a aprimorarem suas técnicas, oferecendo um incentivo significativo para que as empresas locais ganhem visibilidade. “A expectativa é que mais padarias se inscrevam no próximo concurso, e que o pão produzido no interior da Bahia alcance reconhecimento estadual. Estamos confiantes com os nossos finalistas e desejamos boa sorte a eles na final” concluiu o gerente.