As micro e pequenas empresas baianas tiveram acesso a R$ 39 milhões em crédito por meio da parceria entre o Sebrae e a Federação das Indústrias do Estado da Bahia (Fieb). Os números foram apresentados na última terça-feira (18), em evento, realizado na sede da Fieb, que marcou o encerramento do ciclo do projeto Núcleo de Serviços Fieb-Sebrae.
Participaram do evento o superintendente do Sebrae Bahia, Jorge Khoury, o diretor de administração e finanças, Vitor Lopes, o presidente da FIEB, Carlos Henrique de Oliveira Passos, o superintendente da Fieb, Vladson Bahia Menezes, e os presidentes do Sindicato da Indústria da Extração de Óleos Vegetais e Animais e de Produtos de Cacau e Balas (Sincaol) e do Sindical, Hilton Morais Lima e Sérgio Pedreira de Oliveira Souza, respectivamente.
Presente em 10 municípios baianos, o Núcleo de Serviços Fieb–Sebrae também contou com a parceria dos sindicados e, além do apoio para acesso a crédito e financiamento, oferece serviços nas áreas de meio ambiente e responsabilidade social, internacionalização e associativismo. No último ano foram 872 atendimentos realizados com base nos temas do projeto.
Na ocasião, também foram apresentados cases de sucesso, como o do empreendedor Augusto Matos, dono da empresa Guttos Sorvetes, que, com apoio do núcleo, acessou linha de crédito para implantação de energia solar e está em processo de formatação de franquia pelo Sebraetec.