O convênio firmado entre o Sebrae Bahia e a prefeitura de Camaçari terminou com bons resultados para os pequenos empresários do município. De 2018 a 2021, havendo um hiato em 2020 devido a pandemia, as instituições investiram mais de R $4 milhões em consultorias para melhorar o desempenho das micro e pequenas empresas em gestão e inovação. Já foram beneficiadas com o programa, aproximadamente, 800 empresas. Os negócios atendidos tiveram 100% de subsídio nas consultorias com o valor pago pelo Sebrae e pela prefeitura municipal.
O ciclo 2021, nomeado Retoma Camaçari, teve início em maio e durou até outubro e nesse período foram investidos R $2.026.169,30, em 6 projetos de consultorias: Retomada Digital, Gestão Eficiente, Indústria Forte, Renova Varejo, Revigora Turismo e Gestão Eficiente Para Bares e Restaurantes. Nos seis projetos, estima-se que foram atendidas número superior a 350 empresas e mais de 500 consultorias contratadas.
Daniel Santana, analista técnico da agência Sebrae em Camaçari, responsável por acompanhar o projeto no município, destaca que o grande resultado para os empresários foi o posicionamento frente às mudanças que ocorreram no mundo. Segundo ele, a matriz de consumo se alterou e os empresários puderam se posicionar pois tiveram a capacidade de organizar a casa, os pontos que estavam em déficit e houve a possibilidade de melhorar a gestão e a produtividade do negócio.
“Eu acredito que a parceria foi um salto na forma de atuação do Sebrae junto com a prefeitura porque ela teve muito foco em resultados efetivos de desenvolvimento para as Micro e Pequenas Empresas. Nesses últimos quatro anos, foram feitas coisas tão grandiosas e que geraram muitos benefícios para as pequenas empresas que já estamos, neste momento, negociando uma renovação por mais quatro anos”, conta o gestor.
Waldy Freitas, secretário de Desenvolvimento Econômico de Camaçari, relembra que, em 2019, logo após a assinatura do convênio com o Sebrae, foi criada a Central do Empreendedor e o município tinha 11 mil MEI registrados. Hoje, Camaçari ocupa a primeira posição da região metropolitana em termos de abertura de MEI. “Passamos para quase 19 mil MEI, muitos desses foram atendidos pela Central do Empreendedor pela descentralização que a gente tem para Costa de Camaçari. Isso gera emprego, renda e imposto também, mesmo sendo pequeno, se multiplicado, dá uma importância significativa e isso é fundamental para o desenvolvimento econômico do município”, ressalta.
“A parceria do município com o Sebrae foi muito importante principalmente nesse momento de pós-pandemia. Para o setor turístico, nós trabalhamos com o Retoma Turismo, que abordou a economia da praia e, com isso, tivemos a oportunidade de gerar esperança para nossa cadeia produtiva”, afirma Cristiane Bacelar, secretária de Turismo de Camaçari.
Cristiane ainda explica que foi possível levar a consultoria para dentro dos meios de hospedagem, bares e restaurantes e ambulantes para detectar as dificuldades deles e, assim, preparar os empresários para a alta estação. “Nós tínhamos essa obrigação de preparar nosso trade turístico para esse verão. Sem dúvida, foi uma virada de chave para o turismo de Camaçari que está tomando um protagonismo na cidade e fazendo a diferença em toda região”, conclui.
-
Agência Sebrae de Notícias (ASN) Bahia:
Mais notícias: https://www.ba.agenciasebrae.com.br
Canal no Telegram: t.me/sebraebahia
Podcast: bit.ly/imersaosebrae
Para mais conteúdos, siga o perfil @sebraebahia nas redes sociais:
https://www.instagram.com/sebraebahia
https://www.YouTube.com/sebraebahia
https://www.facebook.com/sebraebahia
https://www.twitter.com/sebraebahia
https://www.linkedin.com/company/sebraebahia
Central de Relacionamento Sebrae: 0800 570 0800
