Com uma definição clara de que exportar não é apenas vender para fora e sim crescer, inovar e tornar-se mais competitivo, empresas baianas que sonham em ultrapassar fronteiras e conquistar o mercado internacional têm uma grande oportunidade. O Programa de Qualificação para Exportação (PEIEX), iniciativa gratuita da ApexBrasil, executada em parceria com o Sebrae Bahia, está com inscrições abertas e convida empresários de todos os portes e segmentos a iniciarem sua jornada exportadora de forma estruturada e segura. Os interessados podem se inscrever de forma simples e rápida. Basta preencher o formulário online e gratuito (clique aqui).
Voltado para micro, pequenas, médias e grandes empresas, dos setores de agronegócio, indústria e serviços, o PEIEX oferece uma capacitação individualizada que prepara o negócio para exportar, reduz riscos e aumenta as chances de sucesso no comércio exterior. Ao longo de mais de 20 anos de atuação, o programa já atendeu mais de 30 mil empresas em todo o país, consolidando-se como uma das principais portas de entrada para o mercado internacional.
“A região Oeste da Bahia possui um enorme potencial produtivo que merece ser conhecido mundialmente. O PEIEX é a ferramenta estratégica para empresas da nossa região transformarem esse potencial em resultados concretos, acessando mercados globais de forma planejada e competitiva. Convidamos todas as pessoas que desejam trabalhar com exportação a aproveitarem este programa gratuito, que conta com metodologia reconhecida e o suporte técnico necessário para um salto de qualidade nos seus negócios”, comentou o gerente do Sebrae em Barreiras, Emerson Cardoso.
O atendimento é totalmente personalizado, com carga de 20 a 40 horas, realizado por técnicos especializados em comércio exterior. Durante o processo, a empresa passa por um diagnóstico completo, que avalia o potencial exportador, analisa produtos e serviços, identifica mercados-alvo e orienta sobre formação de preço, negociação internacional, adequações técnicas e estratégias de acesso ao exterior.
Além do plano de exportação, as empresas participantes recebem orientação prática para melhorar processos internos, adequar produtos às exigências internacionais e se posicionar de forma competitiva. O programa também abre caminhos para a participação em rodadas de negócios, eventos internacionais e missões comerciais, ampliando o contato com compradores estrangeiros e parceiros estratégicos.
Outro diferencial importante é o custo. Não há cobrança pelo atendimento do PEIEX. O investimento da empresa é dedicar tempo para implementar o plano de exportação e aplicar as melhorias indicadas, com o suporte técnico oferecido pelo programa.
Dúvidas e informações: [email protected]

