ASN BA Atualização
Compartilhe

Pesquisa do Sebrae aponta que 44% dos pequenos negócios baianos já se preparam para a Copa do Mundo

Analista do Sebrae ressalta importância do planejamento para aproveitar aquecimento do mercado no período do evento
Por Bia Ribas
ASN BA Atualização
Compartilhe

Analista do Sebrae ressalta importância do planejamento para aproveitar aquecimento do mercado no período do evento

A pesquisa de Pulso dos Pequenos Negócios do Sebrae abordou temas relevantes para empreendedoras e empreendedores de diversos segmentos da economia, como os preparativos para a Copa do Mundo, o consumo de energia, as principais dificuldades enfrentadas, o faturamento, as formas de pagamento oferecidas, entre outros. Os dados mostram que 44% dos pequenos negócios baianos participantes da pesquisa já começaram a se preparar para o mundial de futebol, que será realizado entre novembro e dezembro.

Para 43% dos respondentes baianos, o aumento dos custos (insumos/mercadorias, combustíveis, aluguel, energia) são as principais dificuldades enfrentadas pelo negócio hoje, e em segundo lugar a falta de clientes (28%). O Pix aparece na pesquisa como a principal forma de recebimento dos pagamentos dos clientes dos pequenos negócios da Bahia (44%).

Produto da Unidade de Gestão Estratégica e Inteligência do Sebrae Nacional, em parceria com a Unidade de Competitividade e a Unidade de Capitalização e Serviços Financeiros, a pesquisa Pulso dos Pequenos Negócios traz um panorama favorável para quem estiver sintonizado com as dinâmicas do mercado. “A Copa do Mundo é um período especial para empreendedoras e empreendedores. Trata-se de um evento mundial, um fenômeno emocional, e o clima da Copa é um momento positivo para aumentar o faturamento”, explica Anderson Teixeira, analista da Unidade de Gestão Estratégica, que atua no Núcleo de Estudos e Pesquisas do Sebrae Bahia. “Além disso, de novembro a dezembro as pessoas recebem 13º salário e gratificações, tem Natal, Ano Novo e o mercado aquecido pelas festas”, ressalta.

De acordo com Anderson, “investir agora em planejamento para o início da Copa, durante o período da competição e posteriormente, pode impactar positivamente nos custos e contribuir para a conquista de novos clientes para o negócio”, afirma. “Se você ainda não planejou as suas ações para a Copa, comece o quanto antes, ainda dá tempo de aproveitar esse momento”, garante.

Realizada por meio de coleta on-line, de 26/08 a 11/09 de 2022, a pesquisa é composta por MEI (62%), ME (33%) e EPP (6%), abrangendo os pequenos negócios de todos os 26 estados e o Distrito Federal. Na Bahia, foram 254 pequenas empresas, em uma amostra de 6.028 respondentes da pesquisa no âmbito nacional. Considerando o cenário nacional, os segmentos que mais estão se preparando para a Copa do mundo são os de alimentação (48%) e indústria alimentícia (43%), comércio varejista (43%), moda (43%). Além disso, a pesquisa aponta um crescimento de 71% para 73% das empresas que vendem por meio de ferramentas digitais como Whatsapp, Facebook e Instagram.

A pesquisa na íntegra pode ser acessada pela plataforma DataSebrae.