Pesquisa do Sebrae aponta que os Microempreendedores Individuais (MEIs) acreditam que 2026 será um período de bons negócios. De acordo com o levantamento, 57% deles acham que o ano que se inicia será melhor que 2025 e 15% dizem que a situação será igual. O estudo também aponta que, para mais de dois terços dos MEIs no país, 2025 foi melhor (34%) ou igual (28%) para os negócios, em comparação a 2024.
Na avaliação da gerente adjunta da Unidade de Gestão Estratégica do Sebrae Bahia e presidente do Corecon-BA (Conselho Regional de Economia da Bahia), Isabel Ribeiro, os MEIs da Bahia tendem a seguir o otimismo dos Microempreendedores Individuais de outros estados. “A partir do que nos apresenta a pesquisa nacional, a tendência é que os MEIs do nosso estado também vejam com otimismo o crescimento dos negócios em 2026”, aponta a gestora.
A mostra revela que, em 2026, 60% dos Microempreendedores Individuais brasileiros pretendem adotar alguma nova estratégia para estimular suas vendas. Os entrevistados afirmam que as principais ações que irão adotar são, principalmente, o investimento em propaganda (40,5%), o aumento da variedade de produtos e serviços (26%) e o investimento em cursos e treinamentos (11%).
Ao serem classificados por segmento, os MEIs da indústria foram o destaque da análise. Para 41% dos MEIs desse grupo, 2025 foi melhor que 2024 e, para 26%, foi igual.

