ASN BA
Compartilhe

Pesquisa do Sebrae revela que quase 60% dos MEIs acreditam que 2026 será melhor que o ano anterior

Microempreendedores Individuais da Bahia devem seguir tendência de otimismo nos negócios revelada pela maioria que opinou no levantamento nacional
Por Redação
ASN BA
Compartilhe

Pesquisa do Sebrae aponta que os Microempreendedores Individuais (MEIs) acreditam que 2026 será um período de bons negócios. De acordo com o levantamento, 57% deles acham que o ano que se inicia será melhor que 2025 e 15% dizem que a situação será igual. O estudo também aponta que, para mais de dois terços dos MEIs no país, 2025 foi melhor (34%) ou igual (28%) para os negócios, em comparação a 2024.

Na avaliação da gerente adjunta da Unidade de Gestão Estratégica do Sebrae Bahia e presidente do Corecon-BA (Conselho Regional de Economia da Bahia), Isabel Ribeiro, os MEIs da Bahia tendem a seguir o otimismo dos Microempreendedores Individuais de outros estados. “A partir do que nos apresenta a pesquisa nacional, a tendência é que os MEIs do nosso estado também vejam com otimismo o crescimento dos negócios em 2026”, aponta a gestora.

A mostra revela que, em 2026, 60% dos Microempreendedores Individuais brasileiros pretendem adotar alguma nova estratégia para estimular suas vendas. Os entrevistados afirmam que as principais ações que irão adotar são, principalmente, o investimento em propaganda (40,5%), o aumento da variedade de produtos e serviços (26%) e o investimento em cursos e treinamentos (11%).

Ao serem classificados por segmento, os MEIs da indústria foram o destaque da análise. Para 41% dos MEIs desse grupo, 2025 foi melhor que 2024 e, para 26%, foi igual.