ASN BA
Compartilhe

Planejamento, criatividade e ousadia são indispensáveis para uma vitrine atraente

Responsáveis por 80% das vendas por impacto visual, as vitrines foram criadas na Roma antiga e, de lá pra cá, vêm sendo aprimoradas
Por Tamara Leal
ASN BA
Compartilhe

Forma bastante antiga de chamar a atenção dos compradores, as vitrines surgiram na Roma antiga pelos comerciantes que colocavam as suas mercadorias nas janelas para atrair clientes. Desde então, as técnicas para montar as vitrines vêm sendo aprimoradas.

De acordo com levantamento do Sebrae, as vitrines são responsáveis por mais de 80% das vendas por impacto visual – vendas relacionadas à imagem da loja. Assim, estes espaços são concentrados, na maior parte das vezes, na frente e em lugares estratégicos das lojas. E, desta forma, podemos garantir que uma vitrine bem montada atrai ainda mais clientes.

Mas para montar uma vitrine irresistível e atrair clientes é preciso conciliar planejamento, criatividade e ousadia. Já que estes espaços podem convidar ou expulsar clientes. Assim, a vitrine deve se adequar ao público-alvo da loja. Para isto, algumas estratégias devem ser observadas para produzir uma vitrine atraente, dentre elas, organização, bom gosto e criatividade.

Uma dica é trabalhar dentro do espaço disponível, sem amontoar as coisas. Agrupe os produtos por cores, tamanhos, simetria, modelos, itens pequenos em lugares de destaque e itens grandes em sintonia proporcional com o espaço total da vitrine, o que facilitará a visualização do produto, mesmo de longe. Mas é relevante destacar que, se deixar a vitrine muito vazia, isso pode dar a sensação de falta de estoque.

Importante construir temas, contar uma história, pensar na iluminação e decoração, manter a vitrine limpa e atualizada. Outra dica é que o vermelho e laranja são boas opções de cores para liquidações e os tons claros são ótimos para vitrines infantis. O alerta fica para os tons amarelos, que, apesar de chamativos e vibrantes, tiram o foco do cliente em relação ao produto.

Por fim, vale lembrar que o perfil do seu principal tipo de cliente vai orientá-lo na hora de escolher construir uma vitrine mais simétrica ou assimétrica.