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Planeje 2025 e turbine suas vendas com base em datas comemorativas especiais

É importante alinhar o perfil de cada negócio aos períodos promocionais para quem busca maiores oportunidades com a chegada de 2025
Por Milka Morais para ML Comunicação
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Empreendedores já iniciam o ano traçando novas metas para seus negócios. Uma boa organização das ações para vender mais, ao longo do ano, é um dos primeiros passos, envolver a equipe nas etapas de planejamento, buscar tendências e sair na frente da concorrência. Assim, conhecer as principais datas que movimentam o mercado ajudam o empresário a se antecipar.

Para auxiliar nesse planejamento, o Sebrae recomenda que o empreendedor esteja atento às comemorações e festividades. Por isso, um calendário para o negócio é uma excelente ferramenta estratégica. O primeiro semestre do ano é marcado por altas temperaturas que trazem a animação do verão, férias e volta às aulas. Outras datas importantes, como o Dia das Mães, Dia Internacional da Mulher, Páscoa, Dia dos Namorados e Dia de São João, já são aguardadas e consolidadas no calendário.

Uma das festividades mais simbólicas da cultura do país, o Carnaval neste ano será de 2 a 4 de março. No segundo semestre, começa o clima das Olimpíadas em Tóquio (Japão), com abertura marcada para 12 de setembro. É uma ótima oportunidade para os negócios que atuam no setor de Esportes, Turismo e Alimentação e Bebidas, que podem se beneficiar com as modalidades esportivas, promoção dos destinos turísticos e curiosidades, especialmente depois do desempenho brasileiro na última Olimpíada em Paris.

Além de datas ligadas à gastronomia como o Dia Internacional do Chocolate, Dia da Pizza, Dia Internacional da Cerveja, Dia do Sorvete e Dia do Pão. Além disso, também há as grandes datas comerciais como Dia das Crianças e a Black Friday. As datas comemorativas geram mais demanda e engajamento dos consumidores.

Uma dica do Sebrae: os empreendedores podem promover personalização em produtos, combinar encomendas, organizar kits e cestas ou, ainda, combinar serviços como entrega programada. Outra opção é acompanhar o calendário de palestras do Sebrae, para turbinar as vendas e melhorar o desempenho das equipes. Enquanto
isso, confira as principais datas para aquecer as vendas em 2025:

1º Semestre
Janeiro
7 – Dia do Leitor

19 – Dia Nacional dos profissionais da beleza (cabeleireiro, barbeiro, esteticista, manicure, pedicure, depilador e maquiador)
26 – Dia da Gula
30 – Dia da Saudade

Fevereiro
14 – Valentine’s Day (Dia Mundial do Amor)
17 – Dia Mundial do Gato

Março
4 – Terça-feira de Carnaval
8 – Dia Internacional da Mulher
15 – Dia do Consumidor
20 – Dia Internacional da Felicidade

Abril
5 – Dia do Filho
13 – Dia do Beijo
20 – Páscoa

Maio
12 – Dia das Mães
24 – Dia Mundial do Hambúrguer
25 – Dia do Orgulho Nerd

Junho
7 – Dia Nacional do Vinho
12 – Dia dos Namorados
24 – Dia de São João
28 – Dia do Orgulho LGBTQIAPN+

2º Semestre
Julho
5 – Dia do Biquíni
7 – Dia Internacional do Chocolate
10 – Dia da Pizza
13 – Dia Mundial do Rock
16 – Dia do Comerciante
20 – Dia do Amigo
24 – Dia Internacional do Autocuidado
26 – Dia dos Avós
31 – Dia do Orgasmo

Agosto
7 – Dia Internacional da Cerveja
11 – Dia dos Pais
18 – Dia da Informática
21 – Dia Internacional da Moda

Setembro
1 a 7 – Semana do Brasil (Black Friday Brasileira)
6 – Dia do Sexo
15 – Dia do Cliente
23 – Dia do Sorvete

Outubro
4 – Dia dos Animais
5 – Dia Nacional da Micro e Pequena Empresa
12 – Dia das Crianças
15 – Dia do Professor
15 – Dia do Consumo Consciente
16 – Dia Mundial do Pão/Dia Mundial da Alimentação
29 – Dia do Livro
31 – Dia do Saci/Halloween

Novembro
1 – Dia do Veganismo
19 – Dia do Empreendedorismo Feminino
20 – Dia Nacional da Consciência Negra
28 – Black Friday

Dezembro
1 – Cyber Monday
25 – Natal
31 – Ano Novo