Fale conosco 9 Acessibilidade 0
Sebrae Acesse o Portal Sebrae
Você está na ASN

Agência Sebrae de Notícias Agência Sebrae de Notícias

 
Foto: Lula Fotógrafo - ASN Ba - Após consultoria do Sebrae, BarellaPlast, dirigida pelos irmãos Wellington e Marcos dos Santos Barella com ajuda da mãe, Marines Barella, dobra o faturamento com investimento em tecnologia
ASN BA Atualização
Compartilhe
ASN BA Atualização
Compartilhe

A BarellaPlast, sediada na cidade de Feira de Santana, é uma empresa especializada no desenvolvimento, fabricação e comercialização de produtos plásticos. Produz e comercializa diretamente para o mercado, peças personalizadas da linha pet e pés de estofados. Atua ainda com a terceirização de injeção plástica para grandes fabricantes de eletrodomésticos, além de oferecer assistência técnica para máquinas injetoras.

Participante do Sebraetec, a empresa investiu em inovação de tecnologias, ampliou o gerenciamento do negócio, aumentou o leque de produtos e obteve um aumento de mais de 100% no faturamento, em dois anos. Cresceram de R$150 mil para R$400 mil em faturamento mensal, após participação no Sebraetec.

Gerenciada pelos irmãos Wellington e Marcos dos Santos Barella, com ajuda da mãe, Marines Barella, a empresa familiar nasceu em 2016, após os irmãos passarem anos trabalhando no setor de injeção plástica, na área automotiva. Dessa experiência veio a vontade de abrir o próprio negócio, no início apenas com uma máquina, mas com muita força de vontade. Em 2017, eles conseguiram fechar com o seu maior cliente, a fábrica da Mondial, investindo em maquinário e ferramentas.

Para Wellington, a experiência no setor de injeção plástica deu base para que eles pudessem arriscar no negócio, mas principalmente prosperar nele. “Trabalhei 10 anos no complexo da Ford e, com isso, pude obter experiência neste setor de fabricação. Com o tempo fomos acreditando no negócio e investindo em mais máquinas e na capacitação como gestores”, afirma.

A decisão de cuidar da gestão, aliada a inovação, mudou a estrutura da empresa e gerou ótimos resultados. A produção e as vendas aumentaram consideravelmente desde o início da empresa, além da padronização dos processos e ampliações estruturais.

O Sebraetec tem como meta promover a melhoria de processos, produtos e serviços ou a introdução de inovações nas empresas e mercados para fortalecer a capacidade competitiva dos pequenos negócios. Inovação com soluções em tecnologia, aumento da eficiência, produtos, processos, marketing e gestão, automatização, comércio eletrônico, redução de custos e desperdícios, design de embalagens e produtos e adequação de normas e regulamentos vigentes, são áreas trabalhadas pelas consultorias.

Foto Lula Fotógrafo: ASN Ba – BarellaPlast produz peças personalizadas da linha pet e pés de estofados e atua com a terceirização de injeção plástica para grandes fabricantes de eletrodomésticos

No caso da Barella, ao participar da consultoria do Sebraetec, novas tecnologias foram implementadas. Houve a diminuição do desperdício e aumento no leque de produtos, visando uma maior lucratividade e competitividade no mercado. Apesar do cenário de pandemia, conseguiram crescer, pois com o aumento do leque de produtos tiveram a necessidade de aumentar a estrutura. A fábrica mudou para um local maior e dobrou o quadro de funcionários, saíram de 24 para 48 colaboradores e mais do que dobrou o faturamento.

Hoje eles têm cinco ferramentas oriundas do investimento do Sebraetec, que estão em produção neste momento. “Quando o Sebraetec chegou, nós tínhamos cinco máquinas e estávamos em um galpão menor. Com os investimentos, em dois anos, passamos a ter 10 máquinas, já com projeto para transformar o nosso parque fabril para 12 máquinas”, relata Wellington.

Hoje eles têm um diferencial em tecnologia. São os robôs cartesianos que colaboram com produtos que necessitam de maior precisão. Graças às tecnologias implementadas, eles têm desperdício zero, tudo que volta para a máquina e é reaproveitado. Há ganho em qualidade e em velocidade para a produção, fato que diminui o refugo das peças.

O gerente regional do Sebrae de Feira de Santana, Isailton Reis, ressalta que o Sebraetec busca soluções para problemas recorrentes dos empresários de pequenos negócios e muitos destes desafios estão ligados à inovação. “Este é um dos exemplos da força da inovação quando bem aplicada. A indústria local tem crescido nesta perspectiva”, destaca.

Compartilhe
Ficou com alguma dúvida? Acesse nossos canais de atendimento.
Se você é um profissional da imprensa, entre em contato pelo [email protected] ou fale com a ASN em cada UF

Notícias relacionadas