Foram divulgadas as vencedoras da 12ª edição do Prêmio Sebrae de Jornalismo (PSJ), etapa estadual, na noite desta terça-feira (09), no auditório da Federação das Indústrias do Estado da Bahia (Fieb), no Stiep, em Salvador. As primeiras colocadas das categorias são: Priscila Natividade, do Jornal Correio (Texto); Luanne Ribeiro, da Rádio Antena 1 Salvador (Áudio); Camila Marinho, da TV Globo (Vídeo); Marina Silva, Jornal Correio (Fotojornalismo); e Eloísa do Carmo Oliveira, do Canal TV Uneb (Universitário). As que figuram em primeiro lugar nas categorias seguirão para a disputa na etapa Regional.
A premiação foi prestigiada pela gestora nacional do PSJ no Sebrae Nacional, Renata Mariz, e ocorreu durante o 2º Encontro Baiano de Comunicadores. Consolidado no debate sobre a Comunicação no estado, o evento trouxe os painelistas: o editor-chefe do Bahia Notícias, Fernando Duarte; a apresentadora da Record Bahia, Jéssica Smetak; o gerente de Conteúdo da TV Aratu, Matheus Carvalho; e a apresentadora do jornal Nova Brasil Salvador, Patrícia Nobre, mediados pelo jornalista da TV Bahia, Vanderson Nascimento.
Na visão do presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae Bahia, Humberto Miranda, a boa comunicação é fundamental para todos os setores da sociedade. “Para uma instituição como o Sebrae, que presta relevantes serviços ao micro e pequeno empresário, nosso grande gerador de renda para o estado, nada melhor do que se unir à imprensa, que informa sobre o trabalho que o Sebrae faz, divulgando capacitação, qualificação e empreendedorismo. O Sebrae está de parabéns pela iniciativa de criar o PSJ. É uma noite de celebração”, avalia.

O superintendente do Sebrae Bahia, Jorge Khoury, frisou que o PSJ reconhece o valor da imprensa baiana para o trabalho de apoio ao empreendedorismo desenvolvido pela entidade. “É importante chegarmos junto às micro e pequenas empresas, com o esforço que nós fazemos nas nossas gerências regionais e nos nossos pontos de atendimento. No momento em que estamos com a imprensa do nosso estado, podemos fazer muito mais, alcançando variados territórios”, observou.

A noite de conversa e premiação contou com o apoio da Federação das Indústrias da Bahia (Fieb) e da Associação Bahiana de Imprensa (ABI), cujo presidente, Ernesto Marques, foi homenageado no início da cerimônia e ponderou sobre a relevância do papel da imprensa, em especial no que se refere ao desenvolvimento econômico do estado. “O empreendedorismo é tão importante na vida de tanta gente e, vendo isso, a gente percebe, através do trabalho que o Sebrae desenvolve, que essa potência pode ser ampliada, se a gente juntar algumas pontas: setores da agricultura, industrial, pequenos empreendedores, todos que querem crescimento e oportunidade. E nós, enquanto imprensa, temos todo o interesse nisso, porque fazemos parte dessa cadeia produtiva”, analisou.

O presidente da FIEB, Carlos Henrique Passos, pontuou o evento como uma oportunidade de fazer a conexão entre as entidades empresariais. “Sabemos a responsabilidade que os comunicadores tem de divulgar temas que são importantes para a transformação social. Com o apoio da comunicação conseguimos encarar os desafios que nossa sociedade enfrenta”, concluiu.
Ganhadoras
A primeira categoria a revelar os vencedores foi a Universitário. A integrante da equipe Anna Paula Oliveira e Eloísa do Carmo Oliveira, do Canal TV Uneb Seabra, subiram ao palco e Anna pontuou: “Nosso podcast é sobre mulheres quebradeiras de coco licuri e o nosso propósito é a comunicação popular. A Chapada Diamantina é muito mais do que rios, cachoeiras e morros. Ela é formada por pessoas, culturas, povos e mulheres. Estamos aqui para representar essas mulheres e esse prêmio é delas”.

Vencedora pelo segundo ano consecutivo na categoria Fotojornalismo, Marina Silva, do Jornal Correio, conquistou este ano o 1º e o 2º lugar. Ela agradeceu a honraria e falou sobre as atuais dificuldades pelas quais os jornalistas passam, tais como pejotização, redução das equipes de cobertura, Inteligência Artificial, fotos de baixa qualidade adquiridas em redes sociais, dentre outras. “Estamos em um momento muito difícil do fotojornalismo na Bahia. Eu parabenizo o Sebrae pela iniciativa do PSJ. Espero que esse prêmio faça as pessoas pensarem o quão importante o fotojornalismo é para transformar a vida e emocionar a todos”, disse.

Luanne Ribeiro, da Rádio Antena 1 Salvador, foi a mais bem avaliada na categoria Áudio. Segundo ela, o prêmio não é individual, mas sim coletivo. “Falar sobre a economia do sagrado é dizer que as igrejas de Salvador, além de serem históricas e patrimônio, também precisam sobreviver. E o empreendedorismo é esse modo de fazer com que essa parte tão bela da cultura soteropolitana se faça presente e se perpetue”, comentou.

A jornalista Priscila Natividade, do Jornal Correio, foi classificada no 1º e no 3º lugar, na categoria Texto. “Essas foram duas matérias lindas que eu gostei muito de fazer. Rodamos pela Feira de São Joaquim, para ver toda a movimentação econômica do povo de santo e foi uma experiência muito importante pra mim como jornalista. A do terceiro lugar é muito afetiva, porque foi sobre Periperi, no Subúrbio Ferroviário, que é a minha origem”, pontuou.

Camila Marinho, da TV Globo, ficou bastante emocionada ao galgar o primeiro lugar na categoria Vídeo. “Esse programa foi muito lindo e retratou de forma muito linda a nossa Bahia. E me orgulha muito participar de projetos como esse, especialmente um que leva a Bahia a um nível nacional. Em meio a tantas notícias ruins, foi ótimo despertar o nosso olhar para o que o nosso estado tem de bom. E nós seguimos, batalhando para mostrar que a Bahia tem muito empreendedor na Chapada Diamantina”, destacou.

CATEGORIAS
JORNALISMO UNIVERSITÁRIO
1º lugar: Eloisa do Carmo Oliveira
Equipe: Anna Paula Oliveira
Título do trabalho: “O Licuri é Delas: Trabalho, Identidade e Sustentabilidade Na Chapada Diamantina”
Instituição de ensino: Universidade do Estado da Bahia – Campus XXIII Seabra
Veículo: Canal TV UNEB Seabra
Docente orientador: Juliana Correia Almeida
Links da publicação: episódio 1 ; episódio 2
MP3: clique aqui
2º lugar: Vanessa Jesus
Equipe: Marlon dos Santos Chagas Filho / Vanessa de Jesus Ferreira
Título do trabalho: “As mãos que tecem o fio”
Instituição de ensino: Universidade Federal da Bahia
Veículo: Revista Fraude
Docente orientador: Ivanise Hilbig Andrade
Link da publicação: clique aqui
3º lugar: Ariele Lima da Silva
Título do trabalho: “Guardiãs da biodiversidade e da agroecologia: valorizando saberes tradicionais, grupo de trabalhadoras rurais luta por autonomia financeira no semiárido baiano”
Instituição de ensino: Universidade do Estado da Bahia
Veículo: Cobaias
Docente orientador: Talyta Singer
Link da publicação: clique aqui
FOTOJORNALISMO
1º lugar: Marina Silva
Equipe: Priscila Natividade
Título do trabalho: “Guardião das folhas e amigo de Verger”
Veículo: Jornal Correio
Link da publicação: clique aqui
2º lugar: Marina Silva
Equipe: Carolina Cerqueira
Título do trabalho: “Um negócio Criativo, colaborativo e preto”
Veículo: Jornal Correio
Link da publicação: clique aqui
3º lugar: Sora Brito Maia
Título do trabalho: “Não é só Sonho”
Veículo: Jornal Correio
Link da publicação: clique aqui
JORNALISMO EM ÁUDIO
1º lugar: Luanne Ribeiro
Título do trabalho: “Do amém ao licor: O ‘ora et labora’ da economia do sagrado na capital baiana”
Veículo: Rádio Antena 1 Salvador
Link da publicação: clique aqui
MP3: clique aqui
2º lugar: Diego Vieira
Equipe: Aline Damazio / Jorge Pereira
Título do trabalho: “DNA do Negócio”
Veículo: Rádio Alba
Link da publicação (MP3): clique aqui
3º lugar: Paloma Morais
Título do trabalho: “A produção de cerâmica como sustento de famílias na Bahia”
Veículo: BandNews FM SSA
Link da publicação: clique aqui
JORNALISMO EM TEXTO
1º lugar: Priscila Natividade
Equipe: Marina Silva / Mariana Rios
Título do trabalho: “O Shopping do Povo de Santo”
Veículo: Jornal Correio
Link da publicação: clique aqui
2º lugar: Gilson Jorge dos Santos
Título do trabalho: “Beleza e paladar”
Veículo: Jornal A Tarde – caderno Muito
Link da publicação: clique aqui
3º lugar: Priscila Natividade
Equipe: Marina Silva / Mariana Rios
Título do trabalho: “Não é só um sonho”
Veículo: Jornal Correio
Link da publicação: clique aqui
JORNALISMO EM VÍDEO
1º lugar: Camila Marinho
Equipe: Gisele Machado / Patrícia Trigueiros / Lílian Marques / Piero Caputo / Lélio Monteiro
Título do trabalho: “Chapada da Prosperidade”
Veículo: TV Globo
Link da publicação: clique aqui
2º lugar: Bruna Marin
Equipe: David Faria / Anderson Oliveira / Marrey Júnior / Katia Shigeno / Renata Puccinelli
Título do trabalho: “Sucessão familiar no campo: os desafios da nova geração pra manter os negócios da família”
Nome do veículo: TV Globo
Link da publicação: clique aqui
3º lugar: Taís Rocha
Equipe: Diego Barros / Lícia Fontenelle / Heyder Mustafá / Gabriel Filliph / Adriana Machado / Camila Soeiro / Luciano Lima / Denilson Mota / Dário Cerqueira / Taiane Barros / Gil Araújo
Título do trabalho: “Empregabilidade e inclusão: Sorveteria emprega surdos e quebra barreiras”
Veículo: TV Aratu
Link da publicação: clique aqui

