ASN BA Atualização
Compartilhe

Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora é lançado na INDEX 2025

Evento reuniu prefeitos da Bahia com vistas a promover nos municípios o desenvolvimento do ambiente de negócios
Por Rosana Silva para ML Comunicação
ASN BA Atualização
Compartilhe

Foi lançado na manhã desta quarta-feira (27) a XIII edição do Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora (PSPE), ciclo 2025/2026, com a presença de prefeitos, autoridades e demais representantes dos municípios da Bahia. A iniciativa busca valorizar projetos inovadores que melhorem o ambiente de negócios, incentivem o empreendedorismo e promovam o desenvolvimento dos territórios. O lançamento aconteceu durante a INDEX 2025 – Feira da Indústria da Bahia, que vai até sexta-feira (29), no Centro de Convenções Salvador.

O presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae Bahia, Humberto Miranda falou sobre benefícios que podem ser alcançados com o incentivo do Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora. “Aqui a gente une o fortalecimento do município ao premiar as melhores experiências que são feitas em benefício da sociedade local, que é gerar o empreendedorismo no campo, na escola ou buscar desburocratizar o ambiente de negócios”.

A importância da iniciativa para a organização do ambiente nos negócios nos municípios baianos foi ressaltada pelo superintendente do Sebrae Bahia, Jorge Khoury. “O Sebrae, ao longo do tempo, tinha um foco maior na capacitação do gestor e na estruturação da empresa. Isso é importante, mas não é suficiente. O ambiente onde se encontra precisa estar organizado, o município pode contribuir com isso, porque é no município que a empresa se encontra, faz seus negócios e se apresenta. Por isso é importantíssimo que tenha esse conhecimento e, assim, busque melhorar a sua legislação, diminuindo excessos, desburocratizando, contribuindo para que as empresas gerem empregos e riqueza para o município. Não tenho dúvidas que o prêmio tem muito a colaborar com esse processo”, pontuou.

-

20250827_index_2025_lancamemnto_PSPE_0030

O presidente da União dos Municípios da Bahia e prefeito de Andaraí, Wilson Cardoso, parabenizou o Sebrae pela iniciativa. “Quem ganha na premiação são os munícipes porque essa é uma disputa do bem. O Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora é uma desafio saudável, que toda comunidade termina se envolvendo”, disse.

“O Sebrae que nos orgulha enquanto instituição dá outro salto em pensar que o conjunto do município deve ser premiado junto com o prefeito, porque o projeto é feito a várias mãos”, disse o diretor de Comércio, Serviços e Oportunidades de Negócio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE), José Carlos Oliveira, ao colocar à Secretaria à disposição dos prefeitos para colaborar na construção de projetos de empreendedorismo.

A importância da iniciativa que atende aos esforços públicos, da sociedade e da iniciativa privada foi destacada pelo secretário de Assuntos Federativos da Presidência da República do Governo Federal, Júlio Pinheiro. Baiano, ele já foi vice-presidente da UPB e prefeito de Amargosa. “O município impulsiona, fomenta e facilita o empreendedorismo e as iniciativas que queiram desenvolver nos nossos territórios a partir da ação de atores econômicos e sociais nas diversas cidades do Brasil”.

O prefeito de Santa Rita de Cássia e diretor de Desenvolvimento Rural da FECBAHIA, José Benedito Rocha Aragão, mais conhecido como Zezo Aragão, discorreu sobre projeto que o fez conquistar o Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora conquistado, em 2024, na categoria governança empresarial.

Chamamos o projeto “De fato e de Direito”, porque o pequeno produtor mora na terra, mas não tem o documento da terra. Hoje o produtor tem o título, ele pode ir ao banco pegar um financiamento e consegue dar uma vida melhor para sua família. Fizemos a parceria município, consórcio e governo do estado. Já entregamos mais de 800 títulos aos pequenos produtores. O Sebrae tem sido um grande parceiro diuturnamente. Já estou escrevendo um novo projeto e quero ser campeão nacional novamente”, comemorou.

Neste ano, a XIII edição do Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora tem as seguintes categorias: Empreendedorismo Rural, Simplificação, Sala do Empreendedor, Compras Governamentais, Sustentabilidade e Meio Ambiente, Turismo e Identidade Territorial, Inclusão Socioprodutiva, Gestão Inovadora e Empreendedorismo na Escola. Criado em 2001, o prêmio já recebeu 14 mil inscritos no Brasil, com a premiação de mais de mil práticas inovadoras, aplicadas na gestão pública, favorecendo os pequenos negócios.

INDEX

Com foco em conectar soluções inovadoras, negócios e práticas sustentáveis da cadeia industrial, a Federação das Indústrias do Estado da Bahia (FIEB) e o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae Bahia) idealizaram a INDEX: maior evento do setor no estado, que ocorre entre os dias 27 e 29 de agosto, no Centro de Convenções de Salvador.

A programação inclui palestras, workshops, plenárias, rodadas de negócios nacionais e internacionais, missões empresariais e experiências interativas. Participam das ações líderes, especialistas, empresários e autoridades de todo o país para debater agendas voltadas para inovação, sustentabilidade e competitividade.

Estarão presentes no evento empresas dos segmentos petroquímico, mineração, metalmecânico, energia, agronegócio, tecnologia e inovação, cosméticos, moda e couro. Serão 300 empresas expositoras, uma programação com 220 horas e um público esperado de 30 mil pessoas.

A INDEX tem patrocínio do Instituto Euvaldo Lodi (IEL), Serviço Social da Indústria (SESI), Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), Confederação Nacional da Indústria (CNI), BYD, Acelen, PetroReconcavo, Suzano, Neoenergia Coelba, Basf, Braskem, Faeb, Senar, Prefeitura de Camaçari, Prefeitura de Salvador, Bahiagás, Banco do Nordeste, Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil, Finep, Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação e Governo Federal. O evento conta com o apoio do Governo do Estado da Bahia, Senac e Desenbahia, além de apoio institucional da Sufotur, produção do Bahia Eventos e media partner da Rede Bahia.