Oito produtores atendidos pelo Sebrae em Jacobina nos municípios de Nova Fátima, Riachão do Jacuípe, Jaguarari, Pé de Serra e Mairi, Centro-Norte baiano, ganharam 38 medalhas – 14 de bronze, sete de prata, nove de ouro e oito superouro -, nos concursos realizados durante a XVII edição do Encontro Nordestino do Setor de Leite e Derivados (Enel), que aconteceu, de 26 a 28 de outubro, em Campina Grande, Paraíba.
Com 755 produtores inscritos, os concursos realizados durante o Enel têm como propósito reconhecer e premiar a excelência dos queijos e derivados de leite produzidos no Nordeste do Brasil, independente do porte do negócio/empreendimento rural, num incentivo à competitividade, qualidade dos produtos e diversidade da indústria láctea.
A Caravana ao Enel do Sebrae em Jacobina contou com 14 empreendedores rurais, produtores de leite e queijeiros, em sua maioria, que participaram da ação com o apoio da instituição e voltaram para casa com dezenas de medalhas, além de muito conhecimento e oportunidade de expansão dos seus negócios.
Atendido pelo Programa Agroindústria do Sebrae deste 2020, o empreendedor do segmento de bovinocultura leiteira, José Heval Carneiro de Almeida, da fazenda Caldeirãozinho, município de Nova Fátima, até 2021, vendia o leite da sua propriedade para um laticínio, mas participou do curso de queijos artesanais do Sebrae e, em busca de agregar valor e produtividade, resgatou a produção de queijo que seus pais tinham quando ele era criança.
Desde que vem sendo atendido pelo Sebrae, Heval participa de cursos, missões técnicas e concursos de queijos, sempre com resultados positivos. No Enel, em Vitória da Conquista, o queijo frescal e de coalho foram bem avaliados, mas não ganharam medalhas. Já em Campina Grande, na Paraíba, os dois produtos ganharam a superouro. Dentre os produtores da Caravana do Sebrae Jacobina, Heval foi o mais premiado. Os seus queijos e manteigas conquistaram nove medalhas, sendo cinco de bronzes, duas de ouro e duas superouro.
“Tivemos como propósito trabalhar para melhorar a qualidade dos produtos e foi emocionante ver, depois de um ano, os nossos queijos, que não conseguiram medalha, serem premiados com as medalhas mais importantes do evento. E o Sebrae é um dos grandes responsáveis pela nossa evolução, um parceiro que faz parte da nossa história desde o começo, e que contribuiu para a mudança na nossa propriedade”, ressaltou Heval.
Com a produção de queijos iniciada em 2021, Maria das Graças, da Queijaria Del Monte, do município de Mairi, teve o primeiro contato com o Sebrae por indicação de uma veterinária do Senar. No Sebrae, a empreendedora rural participou de cursos de queijos finos, contratou consultorias de marketing, vendas e embalagens, dentre outros.
“Participamos do Enel em Vitória da Conquista e a nossa ricota pontuou, mas não ganhou medalha. Com as observações dos jurados/especialistas e o acompanhamento do Sebrae e do Senar, conseguimos, nesta última edição, manter os queijos com as características próprias e ainda trazer medalhas. O Sebrae nos impulsiona e faz com que acreditemos que podemos e podemos sim”, comemorou Maria das Graças, que trouxe na bagagem uma medalha de bronze, uma de ouro e uma superouro.
No dia 09 de novembro, a Queijaria Del Monte recebeu Moção de Aplausos da Assembleia Legislativa do Estado da Bahia (Alba), pelo resultado no Enel com bronze pela Ricota Maria, ouro com o queijo Rapunzel Del Monte, e medalha superouro com o queijo Cabacinha ao Vinho.
Destaque também para o empreendedor rural Jailton Ribeiro Tavares Carneiro Junior, de Riachão do Jacuípe, e a Capribéee, de Jaguarari, representada no evento por Eugênia Félix, com oito medalhas cada. Eduardo Emídio, de Riachão do Jacuípe, conquistou seis medalhas. Gildemario Carneiro, de Nova Fátima, duas medalhas. Nelson Mascarenhas, de Nova Fátima, e Izabel Cristiane Carneiro, de Pé de Serra, ambos os produtores com uma medalha cada.
Para o técnico do Sebrae em Jacobina e responsável pela Caravana ao Enel, Valdemir de Matos, o evento consagra o esforço dos produtores e das instituições na busca pela qualidade dos produtos.
“Em 2022, no Enel em Vitória da Conquista, alguns destes produtores não pontuaram, já que os seus queijos não foram aprovados nos critérios de avaliação do concurso. Mas graças ao esforço conjunto, eles conseguiram se superar e conquistaram, no Enel em Campina Grande, medalhas em todas as categorias. O excelente resultado foi festejado por todos nós e também consagra o trabalho da nossa Regional”, destacou Valdemir.
O Maranhão irá sediar a próxima edição do Enel, em 2024, e o Sebrae em Jacobina espera aumentar o número de medalhas conquistadas pelos produtores atendidos pelas soluções da entidade.
Mais informações sobre as soluções da entidade podem ser obtidas no Sebrae em Jacobina, localizado na Rua J. J. Seabra, nº 69, no bairro da Estação, ou pelo telefone (74) 3621-4342. Os interessados também poderão fazer contato com a Agência Sebrae em Senhor do Bonfim, na Rua Benjamin Constant, nº 12, Centro, ou pelo telefone (74) 3541-3046.

