Entre os dias 7 e 9 de novembro, Salvador recebeu a e-Agro, feira de inovação, tecnologia agropecuária e geração de negócios, que tem como realizadores o Sebrae Bahia e o Sistema FAEB/SENAR. Este ano, a caravana organizada pelo Sebrae em Barreiras levou 84 produtores do Oeste da Bahia para o evento, com o objetivo de buscar novos conhecimentos e tecnologias para aplicar nas propriedades rurais da região. Desempenhando o papel de apoiar os pequenos negócios com a oferta de subsídios, o Sebrae viabilizou que os produtores participassem de um evento de grande importância para o setor agropecuário.
A participação na e-Agro é uma oportunidade de os produtores enxergarem como a inovação pode transformar a produção rural. Para o analista técnico do Sebrae em Barreiras, Jocelino Menezes, o grupo teve um diferencial com a presença de jovens. Ele ainda destacou a importância de levá-los para a feira. “Observamos muitos filhos de produtores participando e isso é fundamental para a sucessão familiar. Os jovens têm facilidade de absorver novas tecnologias e metodologias que podem levar para o campo uma abordagem mais moderna de produção. A busca por inovação é essencial para aumentar a produtividade e garantir a continuidade da agricultura familiar, especialmente com o envelhecimento da população rural”, explica Jocelino.
Além de capacitar os produtores, a presença maciça de jovens na e-Agro também reflete o fortalecimento das Escolas Família Agrícola (EFAs) existentes na região, que têm sido fundamentais para a formação de novos agricultores e a permanência dos jovens no campo. “O modelo de educação das EFAs, no qual os alunos alternam entre estudos teóricos e a prática no campo, é imprescindível para garantir a sucessão familiar e manter a agricultura familiar forte”, afirma o gestor.
Um dos exemplos dessa nova geração é Gabriel Costa, estudante de Agronomia e filho de pecuaristas da cidade de Brejolândia, que participou da feira pela terceira vez. “A e-Agro é um marco de oportunidades. É onde aprendemos sobre novas tecnologias, como a fruticultura moderna e a pecuária de corte, que podem melhorar a produtividade e sustentabilidade das propriedades familiares”, diz Gabriel, destacando a importância do evento para o crescimento da agricultura local.
Ludmyla Oliveira, estudante do SENAR em Barreiras e produtora rural do município de Muquém do São Francisco, foi escolhida para representar o Polo no desafio Hackathon e-Agro 2024, que buscou encontrar soluções para resiliência do agro, diante de mudanças climáticas e escassez hídrica. Ludmyla estreou na feira e destacou o impacto que a e-Agro teve em sua formação. “A feira me proporcionou conhecimentos que poderei compartilhar com meus produtores e aplicar em minha própria propriedade. Foi uma experiência incrível, e o Sebrae, junto com o SENAR, realizou um excelente evento”, concluiu.