Com o tema “Agro, Orgulho da Bahia”, a e-Agro 2025 teve início nesta quinta-feira (27), no Centro de Convenções Salvador, reunindo produtores rurais de diversas cidades e cadeias produtivas da Bahia. Uma grande oportunidade para produtores e visitantes que têm a chance de experimentar uma série de produtos. O evento é uma iniciativa do Sistema Faeb/Senar em parceria com o Sebrae e reforça o papel do agro na economia. Um dos destaques do evento é o espaço Sebrae Origens, que une 55 estandes com expositores de queijos de diversos tipos, cafés especiais e tradicionais, chocolates, biscoitos, bebidas lácteas, cachaças e licores, entre outras iguarias produzidas no estado.
Todos esses produtores já têm uma relação com o Sebrae e contam com apoio técnico para a expansão de seus negócios na região em que atuam. A ideia da instituição ao criar o Espaço Origens foi, justamente, oportunizar a exposição das marcas que estão em amplo crescimento e que se destacam pela qualidade e diferenciação de seus produtos. “É um desafio que envolve toda a cadeia produtiva que opera no estado da Bahia. Aqui a gente tem todas as riquezas do campo, todas elas da nossa cadeia do setor do agro. Estamos em um processo crescente. Ano passado a gente teve 12 mil visitantes nos três dias, e a gente estima que nesta edição da e-Agro alcancemos uns 15 mil visitantes”, explica o coordenador de Agronegócios do Sebrae, Wagner Carvalho.

Produtor de café na cidade de Piatã, uma das regiões que mais se destacam na produção do café na Bahia, localizada na Chapada Diamantina, Cândido Rosa é um dos expositores do produto na feira. Com 40 anos de atuação no mercado, a Tijuco já foi eleita por quatro vezes, a melhor marca de café do Brasil. “A gente pode se considerar uma das fazendas mais premiadas do Brasil. É um negócio familiar, criado por meu sogro e que perdura até hoje se destacando e sendo premiado pela qualidade do nosso produto”.
A estudante do curso de Administração, Jaiane de Almeida, afirma ter gostado da experiência de ter à disposição uma grande variedade de produtos e aprendizados. “Ouvi muitas histórias de sucesso dos produtores. Foi realmente uma oportunidade única para a gente que está estudando administração de negócios, conhecer tantas empresas que estão dando certo. Cresci na fazenda vendo meu avô tirar leite direto do gado e cultivando mel natural. Pude reviver tudo isso aqui hoje e amei a experiência”.
A e-Agro 2025 segue com sua programação até este sábado (29) e a entrada é gratuita. Quem quiser participar pode se inscrever pelo site oficial da feira (eagrodigital.com.br). Nesta sexta (28), a feira funciona de 13h às 22h. E no sábado (29), último dia do evento, de 12h às 21h.
Serviço
O que: e-Agro 2025
Quando: de 27 a 29 de novembro
Onde: Centro de Convenções Salvador
Ingressos (gratuitos) e programação: disponíveis no site oficial: eagrodigital.com.br

