Durante o ano de 2024 quatro projetos de prefeituras do Sudoeste baiano foram reconhecidos no Prêmio Prefeitura Empreendedora do Sebrae. Neste mês de dezembro, as prefeituras receberam placas de reconhecimento pelos projetos desenvolvidos. Um deles foi o “Agricultura nas bases agroecológicas como motor de desenvolvimento” realizado pela prefeitura de Itapetinga e que ganhou o destaque na categoria empreendedorismo rural.
O projeto foi desenvolvido dentro de uma parceria entre a gestão municipal, o Sebrae, o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – Senar e agricultores familiares. Capacitações e treinamentos foram oferecidos aos agricultores, com conhecimento agroecológico para produção de hortifruti, proporcionando o crescimento gradual da produtividade com o foco no suprimento da demanda municipal. Para o aumento da geração de renda, foi realizada a ampliação do espaço de comercialização de produtos da agricultura familiar na Feira Livre Municipal e, orientação para a venda de alimentos a programas governamentais.
O prefeito Rodrigo Hagge destaca os resultados alcançados e a importância da parceria com o Sebrae para o desenvolvimento das atividades. “O projeto proporcionou a entrega de alimentos de melhor qualidade, aumentando consideravelmente a renda das famílias, houve um crescimento de cerca de 50% na produtividade. A parceria com o Sebrae foi de suma importância para o desenvolvimento deste projeto, pois promoveu a inserção do empreendedorismo rural, potencializando a geração de emprego e renda no município”, destacou o prefeito.
Para Hagge, o prêmio reconhece um trabalho realizado a muitas mãos. “A conquista de um prêmio na etapa estadual e classificação para a etapa nacional, com um projeto da agricultura familiar, em uma cidade com características de grandes propriedades que geram grandes volumes de negócios, nos traz uma sensação de alegria e dever cumprido, e mostra a importância da parceria entre o município de Itapetinga, Sebrae e Senar, para o fomento do crescimento dos pequenos produtores do município”, ressaltou o prefeito.
A gerente regional do Sebrae em Vitória da Conquista, Josi Viana, destaca a importância do desenvolvimento de um projeto como esse. “É muito gratificante perceber o esforço do município em aplicar as políticas públicas com foco nos negócios rurais, entendendo a importância desses empreendimentos para o desenvolvimento não só do seu município, mas para toda a região”, concluiu a gerente.