Ao longo de 2024, o programa Agentes Locais de Inovação (ALI) Educação Empreendedora e o programa Nacional de Educação Empreendedora, ambos desenvolvidos pelo Sebrae, realizaram atividades junto às escolas municipais de Santo Antônio de Jesus. A parceria incluiu a construção de planos de ação e encontros com a comunidade escolar para destacar a importância de preparar os discentes para o empreendedorismo inovador. Um dos destaques foi o projeto de gamificação acessível, da Escola Municipal Dep. Luiz Eduardo Magalhães, que ficou em terceiro lugar na Bahia, na categoria anos iniciais, do Desafio Liga Jovem.
Em segundo lugar, ficou classificado o projeto Aquatyc Future e, em primeiro lugar, o projeto Cleaning Mint, ambos do Centro Educacional de Ibiassucê, no município de Ibiassucê.
Para o professor responsável por acompanhar o desenvolvimento do projeto de gamificação acessível, Jackson Santos, obter o reconhecimento em terceiro lugar na Bahia foi fundamental para incentivar os estudantes. “Foi importante para mostrar para eles que aquilo que trabalhamos em sala de aula é visível na sociedade. Os estudantes já começaram a valorizar o projeto, alguns professores também começaram a olhar de outra forma. Nossos estudantes podem, sim, disputar de igual para igual no mundo do trabalho. Não é porque é uma escola pública de periferia, do interior, que não terá potencial”, comemorou.
Jackson destacou ainda a importância da atuação do Sebrae no fomento ao empreendedorismo nas escolas. “O Sebrae possibilita que as pessoas sejam empreendedoras e busquem, a partir de suas especificidades e dons, seu desenvolvimento e desempenho no mundo do trabalho. Vejo com bons olhos essa parceria e esse apoio fundamental do Sebrae”, acrescentou o professor.
A participação e o reconhecimento servem de inspiração para outras escolas participarem da iniciativa em 2025 e tem avaliação positiva do analista do Sebrae em Santo Antônio de Jesus, Iuri Clauton. “O programa de Educação empreendedora do Sebrae é essencial para desenvolver competências empreendedoras nos jovens, promovendo inovação e preparação para o mercado. Ao estimular o empreendedorismo desde cedo, essa iniciativa fortalece o ambiente de negócios, impulsionando a criação de novas oportunidades e um crescimento econômico mais competitivo e sustentável”, destacou.
Foram realizadas feiras, palestras, oficinas, semana da educação financeira, feira do pequeno agricultor, visitas técnicas, cinema empreendedor na escola, dentre outras ações de estímulo ao empreendedorismo no ambiente escolar.
Gamificação acessível
O projeto de gamificação acessível busca possibilitar, por meio da ludicidade, o entendimento de conceitos educacionais para desenvolver uma ambiência psicossocial educativa por uma aprendizagem contextualizada com a contemporaneidade.
A iniciativa tem como objetivo fazer com que os estudantes compreendam, utilizem e criem tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais (incluindo as escolares) para se comunicar, acessar e disseminar informações, produzir conhecimentos, resolver problemas e exercer protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva.
Educação Empreendedora
O Programa Nacional de Educação Empreendedora é uma iniciativa do Sebrae que promove ações para fortalecer a cultura empreendedora nos municípios brasileiros, em todos os níveis do ensino formal, tanto nas redes públicas quanto nas redes privadas (Ensino Fundamental, Ensino Médio, Educação Profissional e Educação Superior).
A Educação Empreendedora vai para além da abertura de um negócio: trata-se de uma cultura em que a pessoa desenvolve competências, habilidades e atitudes para sentir-se sensibilizada, preparada e empoderada para o alcance de seus objetivos de vida.