Representantes de seis prefeituras do Sudoeste baiano e gestores da equipe do Sebrae de Vitória da Conquista marcaram presença, de 2 a 4 de agosto, no Transformar Juntos, que aconteceu no Centro de Convenções, em Brasília. Com foco nas políticas públicas de fomento aos pequenos negócios e desenvolvimento dos territórios, o evento foi uma realização do Sebrae Nacional.
Os municípios de Itororó, Caetité, Malhada de Pedras, Tanhaçu, Manoel Vitorino e Vitória da Conquista foram representados no evento por gestores públicos locais. O objetivo do encontro foi o compartilhamento de experiências de diversas iniciativas, que estão espalhadas pelo Brasil e que apoiam a melhoria do ambiente de negócios e o desenvolvimento a partir das micro e pequenas empresas.
Para Josi Viana, gerente regional do Sebrae em Vitória da Conquista, foram dias motivadores e que certamente trarão resultados positivos aos municípios. “Foi um ambiente de compartilhamento de boas práticas que podem contribuir com o desenvolvimento da nossa região. Tenho certeza de que nossos gestores públicos voltaram mais motivados a estimular o empreendedorismo e promover ações que tragam os pequenos negócios para a pauta do desenvolvimento dos nossos municípios, a exemplo do estímulo à participação nas compras públicas municipais”, destacou a gerente.
Além dos gestores municipais, a região Sudoeste foi representada pelo case de sucesso do Consórcio Público Alto Sertão. Foram apresentadas, a outras regiões do Brasil, as boas práticas desenvolvidas através da iniciativa do Serviço de Inspeção Municipal Consorciado.
Anderson Públio, secretário executivo do Consórcio Alto Sertão, destacou a riqueza do evento em compartilhamento de ideias, e experiências exitosas como a que vem sendo desenvolvida pelo consórcio.
“Ações como o serviço de inspeção municipal consorciado tem trazido esperança para pequenos empreendedores que podem, através deste trabalho, ampliar mercado e garantir mais conquistas para as suas atividades. Foi um momento muito rico. O evento foi uma reunião de pessoas que acreditam que, juntas, podem transformar a realidade do Brasil. Um Brasil mais inclusivo, participativo, um Brasil onde os municípios são ambientes férteis para se plantar ideias e principalmente para empreender”, concluiu o secretário.

