O Restaurante Oásis D’ Moura, de Santo Antônio de Jesus, no Recôncavo Baiano, é um dos semifinalistas do concurso de melhor moqueca da Bahia, uma tradição fortalecida por meio da iniciativa da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel). A primeira edição foi realizada em 2023 e, devido ao sucesso, a tradição segue sendo fortalecida.
O proprietário do restaurante Oásis D’ Moura, Álvaro Moura, ressaltou o diferencial da iguaria feita em seu empreendimento. “Na nossa moqueca trazemos alguns elementos que vêm da antiguidade, valorizando as raízes identitárias presentes no dendê e é essa história e cultura que precisamos preservar. Damos ênfase a isso porque traz a história de um povo em determinado tempo e isso é importante para nós”, explica o empreendedor, ao apontar a incorporação do mamão verde na iguaria de seu restaurante, lembrando da cultura do povo negro que nos primórdios utilizava o fruto na moqueca para “render”.
O empreendimento já foi premiado pelo Panela de Bairro em duas edições e o proprietário está esperançoso para a etapa final do concurso da melhor moqueca da Bahia – ele concorre representando a zona turística “Caminhos do Jiquiriçá”, que abrange os territórios do Vale do Jiquiriçá e Recôncavo Baiano. “Vamos para a segunda fase para ganharmos o tão sonhado Dendê de Ouro, onde terão destaque o empreendimento e o município ganhador. É com muita satisfação e orgulho que vamos buscar esse troféu. Não é só o Restaurante Oásis D’ Moura que ganha, mas a própria cidade de Santo Antônio de Jesus também. Temos percebido esse turismo gastronômico cada vez mais presente e esse destaque em nível nacional como uma melhor moqueca sem dúvida alguma agregará para nosso empreendimento e para o município”, acrescenta esperançoso.
Para a analista do Sebrae em Santo Antônio de Jesus, Karla Pedrosa, o fato de o concurso ter um empreendimento local na semifinal é motivo de orgulho, sobretudo por contar com o apoio do Sebrae no percurso empreendedor. “É muito gratificante para nós perceber que o Restaurante Oásis D’ Moura segue alçando novos voos. E saber que toda essa caminhada tem o apoio e incentivo do Sebrae nos deixa muito contentes. Estamos na torcida para que seja o vencedor na etapa final”, aposta.
Álvaro Moura destaca a importância da parceria com o Sebrae e como seu percurso empreendedor aliado a parceiros foi fundamental para sua chegada até aqui. “O Sebrae realmente é um grande parceiro e desde muito novo já participava dos cursos promovidos em Santo Antônio de Jesus, como o de vendas, de empreendedorismo, de RH. Sigo participando de iniciativas do Sebrae com o direcionamento para a minha categoria, de bares e restaurantes. O Sebrae promove cursos direcionados a diversas áreas como a minha e nos apresenta as tendências e como podemos inovar nas receitas, por exemplo. Tudo isso contribui de forma positiva na nossa caminhada empreendedora”, conclui.
O prato é servido acompanhado de arroz de coco e farofa à moda do chefe. O evento de divulgação do resultado da etapa final do concurso será no próximo sábado (7) em Salvador, onde um júri técnico composto por 10 pessoas escolherá a melhor moqueca da Bahia.
O concurso
Depois de conquistar o público em 2023 – desde turistas até baianos apaixonados pela gastronomia local –, o concurso da melhor moqueca da Bahia volta em sua segunda edição para consolidar a tradição da iguaria, reafirmando o papel da moqueca como patrimônio cultural e gastronômico do Estado.
Segundo a organização, em 2023 a iniciativa agregou milhares de visitantes aos empreendimentos participantes para degustar e votar nas moquecas das 13 zonas turísticas da Bahia. Mais informações podem ser obtidas no hotsite
do concurso.