ASN BA
Compartilhe

Salas do empreendedor atendem pequenos negócios em 58 municípios da região sudoeste

Só em 2024, sete salas foram implementadas em municípios da região, oferecendo diversos serviços
Por Nayla Gusmão para ML Comunicação
ASN BA
Compartilhe

Informações e orientações sobre a abertura, funcionamento e formalização de empresas, de forma simples e facilitada, além de orientação e capacitação para Microempreendedores Individuais (MEIs). Esses e outros serviços são oferecidos aos donos de pequenos negócios por meio das Salas do Empreendedor. Elas são locais de atendimento geridas pelas prefeituras municipais em parceria com o Sebrae.

A Sala do Empreendedor tem como objetivo incentivar a legalização de negócios informais que se enquadrem nos requisitos estabelecidos pela Lei Complementar 123/06 (também conhecida como Lei Geral da Micro e Pequena Empresa), facilitar a abertura de novas empresas, regularizar as atividades informais e oferecer serviços aos MEIs.

Por identificar a importância desse equipamento para os pequenos negócios,parcerias com os municípios têm sido fomentadas na região sudoeste, oportunizando mais espaços como esse para os empreendedores. Dos 84 municípios que integram a regional, 58 possuem salas do empreendedor, sendo que sete foram implementadas neste ano nos municípios de Macarani, Maiquinique, Nova Canaã, Encruzilhada, Potiraguá, Caatiba e Cândido Sales.

Para Fernando Suzart, analista técnico do Sebrae em Vitória da Conquista, o avanço no número das salas do empreendedor reflete uma proximidade dos serviços com os donos de pequenos negócios de toda a região, viabilizando desenvolvimento econômico a partir das pequenas empresas.

“Esse é um dispositivo de política pública que junto às prefeituras dos municípios faz com que o Sebrae tenha capilaridade, chegue a municípios onde não temos agências. Tendo em vista, ainda,que o Sebrae tem capacitado os agentes que atuam nessas salas para um atendimento contínuo e cada vez mais qualificado. Além disso, temos a missão de incentivar o empreendedorismo local, estimulando o ambiente de negócios do município e fortalecendo o micro e o pequeno negócio”, concluiu o analista.

-

-