As padarias baianas podem ir aquecendo seus fornos, porque já estão abertas as inscrições para a segunda edição do Concurso Melhor Pão Francês da Bahia (@melhorpaofrances). A disputa é uma iniciativa do Sebrae Bahia e tem como ator principal o pão de sal, também chamado de cacetinho, este produto que é tão popular e amado no Brasil. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo site oficial, até 30 de abril.
Podem participar do concurso microempresas (MEs) e Empresas de Pequeno Porte (EPPs) formalizadas e sediadas em municípios baianos. As empresas devem ter registro no Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ) ativo e regular, além de atender às exigências da Vigilância Sanitária aplicáveis ao negócio.
Após o término do período de inscrições, os concorrentes passarão por uma consultoria, de 1º de maio a 27 de junho. Em seguida, os competidores terão seus pães avaliados, de 30 de junho a 1º de agosto. A etapa regional acontecerá de 4 a 15 de agosto e a premiação estadual será realizada em 27 de agosto. Os vencedores receberão troféus, certificados e prêmios como notebooks, smartphones, vales-compras e participação em eventos como a Missão Empresarial FIPAN.
Na avaliação da analista de Negócios e gestora de Projetos da Indústria de Alimentos e Bebidas do Sebrae Bahia, Elizabete Silva, a primeira edição do concurso foi um sucesso, reuniu dezenas de padarias de todo o estado e destacou talentos da panificação baiana. “Foi uma grata surpresa ver o interesse dos empresários do setor em melhorar a qualidade do seu produto principal, o pão francês, para ganhar a devida visibilidade no estado, aumentando suas vendas e fortalecendo o setor”, disse.
Elizabete Silva ressalta que, além de premiar os melhores pães produzidos nas dez regiões em que está capilarizado o atendimento do Sebrae Bahia (Salvador, Feira de Santana, Barreiras, Jacobina, Ilhéus, Irecê, Juazeiro, Santo Antônio de Jesus, Teixeira de Freitas e Vitória da Conquista), o concurso fortalece o setor de panificação no estado, estimula a excelência na produção artesanal e dá visibilidade às padarias que se destacam pela qualidade.
“Este ano ampliamos o número de participantes e a expectativa é que, por meio digital, alcancemos padarias de novos municípios que não souberam ou não conseguiram participar em 2024”, informou Elizabete Silva. Ainda segundo a gestora, todo participante receberá um kit exclusivo do concurso, como forma de atrair mais clientes e ganhar visibilidade para a sua padaria participante.
De acordo com o Instituto de Desenvolvimento das Empresas de Alimentação, são produzidas no país anualmente 2,35 milhões de toneladas de pão francês. A competição visa incentivar a qualidade, a tradição e a inovação na panificação.
Critérios de avaliação
Os pães serão avaliados com base na norma ABNT NBR 16.170, que define os padrões de qualidade deste produto e leva em consideração características como crosta, miolo, sabor e textura. A crosta deve ser crocante e de cor dourada. O miolo deve ser macio, com alvéolos uniformes e bem distribuídos. O sabor deve ser agradável, com equilíbrio entre os ingredientes e, por fim, a textura deve ser leve e aerada. As avaliações serão feitas por consultores especializados, para verificar a conformidade com os critérios estabelecidos, no formato “cliente oculto”.
O concurso tem como objetivo melhorar a qualidade de produção no setor de panificação, aumentar o fluxo de clientes e o tíquete médio das padarias, bem como ampliar a lucratividade do negócio através da margem de contribuição do pão francês. Visa também aperfeiçoar a gestão de mão de obra e treinamento; fidelizar a clientela por meio da padronização do produto; e aumentar a competitividade do setor e gestão eficiente dos custos.
SERVIÇO
O que: Concurso Melhor Pão Francês da Bahia
Inscrições (gratuitas): pelo link
Período de inscrições: até 30 de abril