ASN BA Atualização
Compartilhe

 Sebrae apresenta Empretec Arena para empresários da Bahia

Num formato mais tecnológico e intenso, novo produto da família Empretec também é realizado em formato curto
Por Rosana Silva
ASN BA Atualização
Compartilhe

O Sebrae reuniu empresários para apresentar a proposta do Empretec Arena, novo produto da família Empretec, na noite de terça-feira (16), na Casa do Comércio. De acordo com a coordenadora estadual do Empretec no Sebrae Bahia, Eliana Maria de Brito, este produto é uma versão mais atual e curta, além de mais tecnológica do Empretec, maior produto de empreendedorismo do mundo, desenvolvido pela ONU e aplicado no Brasil pelo Sebrae.

Ainda segundo a coordenadora, o produto está dividido em duas etapas. A primeira iniciou antes do evento, a distância, com o uso de um aplicativo, no qual os participantes realizaram as atividades de forma assíncrona e, à medida que iam completando as tarefas, mudavam de fase até todos se reunirem e acontecer a formação de grupos.

Na segunda etapa, os grupos se encontram presencialmente pela primeira vez e seguem trabalhando juntos durante quatro dias. Diferente do seminário Empretec que acontece em seis dias, o Empretec Arena ocorre em uma noite e quatro dias. Os 27 empresários foram divididos em 5 grupos e assistiram ao seminário conduzido pelos facilitadores do Empretec Arena.

Segundo Norma Oliveira, gerente da Unidade de Gestão Portfólio (UGEP) do Sebrae, todos os empresários aceitaram participar desta turma piloto do novo produto que entrará no portfólio do Sebrae. “Desejo que seja uma experiência diferente e que agregue valor para eles. Esse convite para o projeto piloto é como um presente nosso”, ressaltou.

A Relações Públicas e empresária, Caren Cruz, da Pitaco Consultoria, contou sobre suas impressões da primeira noite e da primeira etapa do Empretec Arena. “Sempre tive um retorno que o Empretec é um divisor de águas. Estou achando inovador, ousado. É como se estivesse me colocando à prova sem um pingo de paixão, mas, ao mesmo tempo, de uma forma muito madura. Não tem tempo para brincar, não tem tempo para desculpa. É olhar para a gente com maturidade e entender que tudo depende da gente”, comentou.

Eliana Maria de Brito explica ainda que a inovação do Empretec Arena mantém o formato da metodologia da ONU que não pode ser modificada. “Temos um melhor espaço de tempo no presencial. Já observamos a primeira etapa online, e agora queremos observar o presencial”, explicou a gestora. Eliana ainda acrescentou que o Brasil é o país que mais executa o Empretec e, por conta dessa bagagem, tem ajudado no processo de desenvolvimento de novos produtos, como o Empretec Startup e o Empretec Rural, que também são produtos novos da família.

-