Nesta segunda-feira (5), o auditório da Secretaria Municipal de Educação de Itabuna foi palco da apresentação do Programa Agente Local de Inovação (ALI) Educação Empreendedora. Essa iniciativa do Sebrae é direcionada a professores e gestores escolares. O encontro teve como objetivo reforçar a metodologia do programa e mostrar como a abordagem empreendedora vem transformando a educação pública por meio do desenvolvimento de competências como criatividade, colaboração, liderança e autonomia.
O Programa ALI Educação Empreendedora alinha a prática pedagógica à Base Nacional Comum Curricular (BNCC), promovendo uma aprendizagem que extrapola os muros da escola e prepara os alunos para enfrentar os desafios do mundo real. Durante a apresentação, os participantes viram todas as etapas do projeto, desde o diagnóstico da rede até o plano de ação e cronograma personalizado para as escolas.
De acordo com agente ALI de Educação Empreendedora do Sebrae, Vanessa Oliveira, responsável por apresentar o programa, o momento foi um divisor de águas: “Nosso objetivo é colaborar com a escola em seus projetos atuais e em novos projetos por meio de uma educação inovadora e que desenvolva as competências empreendedoras. Isso incentiva dos os alunos a serem protagonistas da sua própria história. O programa é uma ferramenta nesse caminho”, destacou.
Já a coordenadora da Coordenação Técnico-pedagógica de Ensino Fundamental – Anos Iniciais –, Shirlene Silva do Nascimento Alves, destacou os benefícios que o programa pode trazer aos estudantes. “O projeto nos impulsionou a repensar algumas possibilidades de ensino aos nossos alunos e a extensão que esse aprendizado possa ter em suas vidas. Empreender faz parte do cotidiano de muitas famílias dos nossos alunos e trazer esse ensinamento para a escola, de forma mais sistemática e envolvendo os conhecimentos científicos, já trabalhados, contribui para que professores e alunos estabeleçam conexões entre o aprender e a transformação da sua vida e, consequentemente da sociedade”.
O programa oferece capacitações exclusivas aos professores, apoio técnico-pedagógico, materiais didáticos atualizados e oportunidades de participação em premiações nacionais. Para os estudantes, a proposta promove o protagonismo juvenil, o pensamento crítico, a autonomia e o empoderamento necessário para transformar ideias em ações concretas.
O município de Itabuna aderiu o programa há dois anos e está implantando gradualmente nas escolas municipais, impactando diretamente o desempenho dos alunos por conta da prática pedagógica inovadora dos professores.

