Em homenagem ao Dia Nacional da Micro e Pequena Empresa, o Sebrae realizou na última quinta-feira (05) o evento Sebrae Lovers, na Agência Sebrae Costa Azul. Na abertura do evento, o gerente do Sebrae em Salvador, Rogério Teixeira, a analista técnica, Letícia Sampaio, e a gestora da agência Sebrae Costa Azul, Mariana Cruz, deram boas vindas e agradeceram pela presença. Mariana ainda agradeceu a confiança que os clientes têm pela marca Sebrae.

A gestora passou a palavra ao gerente do Sebrae em Salvador, Rogério Teixeira, que ressaltou o papel da Micro e Pequena Empresa no desenvolvimento econômico e social do país. “Queria parabenizar a todos vocês pela luta diária nesta data tão representativa. Afinal, vocês representam 99% dos negócios do país. Somos 99%, mas a gente fica com um pouco mais de 30% da riqueza do Brasil. O que significa que 1% está com 70%, mas, quando o Sebrae foi fundado era 99% com 11% do bolo. Então, estamos crescendo e tomando a nossa parte da fatia, porque vocês também empregam a maioria dos brasileiros”, pontuou. O gerente ainda explicou que, desde sua fundação, o Sebrae tem lutado para alterar essa diferença.
Em seguida, Lica Argolo ministrou palestra sobre as estratégias para posicionamento da imagem empresarial, em que abordou alguns dos fatores essenciais para o cuidado da imagem. “Vivemos num mundo concorrido carregado de opções, no qual o preço e a qualidade são fatores essenciais, porém, básicos. A empresa precisa ter algo mais para se destacar”, pontuou.
“Quando tiramos o produto, os atributos e o preço, todo o resto é imagem, a exemplo da forma de atendimento, como a empresa se comunica com a clientela e como se posiciona no meio digital. XA parte visual da empresa impacta diretamente a ação dos clientes. Tudo isso é imagem”, explicou.
Logo depois, o Sebrae proporcionou aos clientes, parceiros e empresários um aprofundamento do conhecimento adquirido na palestra, a partir da experiência de como construir uma imagem empresarial através de uma sessão de Foto Corporativa, com o trabalho da fotógrafa Soraia Carvalho.
“Nós estamos com estúdio móvel montado, com equipe de maquiagem, e vamos preparar os pequenos empreendedores para que possam ter a oportunidade de fazer um miniensaio profissional e entender a importância de uma boa imagem para alavancar os seus negócios”, explicou.
De clientes a parceiros
O palestrante, professor e também parceiro do Sebrae, Jones Torres, falou sobre o trabalho que tem realizado na entidade para ampliar o conhecimento nas micro e pequenas empresas. “Já trabalhava nessa área, mas, ser parceiro do Sebrae trouxe possibilidades de atuar em várias frentes de trabalho, em um contexto de chegar ao interior da Bahia, por exemplo, e conhecer novas pessoas, assim como constatar uma escassez de conhecimento empresarial. Existem muitas pessoas que têm uma grande performance com seus negócios, mas não têm o conhecimento de alavancar e expandir. E essa parceria com o Sebrae proporciona o desenvolvimento dessas empresas”.

Já a empresária, cliente e parceira do Sebrae, Iasmine Fernandes, falou sobre a trajetória enquanto empresária e o apoio que recebeu do Sebrae, até se tornar também parceira da instituição.
“Desde o início da empresa, Casa das Pretas, tive o apoio do Sebrae, através de um consultor que todo mês vinha à loja para me orientar. Em 2019, fiz o primeiro trabalho para o Sebrae como influenciadora. De 2019 para cá não parou. Era um sonho fazer trabalho para o Sebrae, porque a instituição mudou a minha história enquanto empresária e quando recebi o convite fiquei muito feliz”, conta.
O evento também proporcionou uma experiência de degustação com apoio de clientes da instituição, que teve como finalização um brinde que reuniu todos os participantes do encontro.

