As pequenas indústrias de alimentos e bebidas da Bahia estão em evidência na INDEX, maior feira da indústria do estado, que segue até esta sexta-feira (29), no Centro de Convenções Salvador. Mais de 60% dos 290 expositores são micro e pequenas empresas, que aproveitam o evento para apresentar seus produtos, participar de rodadas de negócios e ampliar conexões no mercado.

Do segmento de bebidas, oito pequenas indústrias do ramo da cervejaria, acompanhadas pelo Sebrae, apresentam seus produtos na feira. É o caso do sócio fundador e mestre da cervejaria artesanal da FeyhByer, Rodrigo Edmundo, de Lauro de Freitas. Ele acredita que a feira será propulsora para o segmento. “A INDEX deste ano é o primeiro grande passo para um evento ainda maior no futuro, a minha expectativa é que tenha grandes e bons negócios e que possa despertar empreendedores que desejam entrar no segmento industrial”, disse.
De acordo com o coordenador de Indústria do Sebrae Bahia, Tércio Calmon, há algum tempo as indústrias de cerveja passam por jornadas de capacitação, missões empresariais e trilhas para desenvolvimento no Sebrae. “Uma das ações mais importantes é dar oportunidade para expor em outras feiras, assim como nas nossas, para que eles se aproximem do público geral”, explicou.
Em relação às pequenas indústrias de alimentos acompanhadas pelo Sebrae a diversidade de produtos expostos nos estandes vai desde pipoca gourmet, laticínios, chocolates, mel, café, picolé até pão de queijo.
A Sinta+ Alimentos, de propriedade de Bráulio Barreto, pequena indústria que fabrica pipoca e paçocas especiais, expôs no estande a variedade do produto. Bráulio conta que a empresa surgiu após sua participação no Empretec. “Durante o seminário, minha ‘empresa cria’ foi um negócio pensado para a fabricação de pipoca. Estudei receitas, fábricas, a empresa cresceu e hoje tenho onze anos. Nesses três dias de feira, estou expondo minha marca para mais clientes e tendo mais oportunidades de negócio, além de divulgar o lançamento que são produtos licenciados dos clubes Bahia e Vitória”, contou.

A empresária Renata Conceição, sócia fundadora da Pão de Queijo Rita Borges, de Salvador, enxerga a feira como mais uma possibilidade para expandir seu negócio. “Desde o início o Sebrae sempre foi nosso parceiro, e a INDEX nos proporciona mostrar nossa atuação enquanto indústria na Bahia. Para nós é ainda mais especial, porque somos baianos e produzimos pão de queijo mineiro. Meu pai é de Araxá, em Minas Gerais, e a receita é da minha avó. Por isso, participar da feira é uma oportunidade de nos apresentar ao mercado e ganhar força como indústria.”
Renata conta que o movimento está sendo positivo com uma boa recepção do produto por parte do público. “O pessoal tem tido uma aceitação muito legal do produto. É sempre gratificante ver a resposta positiva quando fazemos uma degustação, especialmente do público do interior do estado, que é uma região que ainda não entramos”, comemorou.

Segundo o coordenador de Indústria do Sebrae Bahia, Tércio Calmon, são boas as expectativas para as empresas participantes. “Temos expositores de segmentos da indústria de alimentos, bebidas, moda em geral, energias renováveis e vários outros segmentos das pequenas indústrias atendidas pela instituição. Nossa expectativa de volume de negócios na feira é de mais de 100 milhões de negócios nos três dias”, explicou.
INDEX
Com foco em conectar soluções inovadoras, negócios e práticas sustentáveis da cadeia industrial, a FIEB e o Sebrae idealizaram a INDEX: maior evento do setor no estado, que ocorre entre os dias 27 e 29 de agosto, no Centro de Convenções de Salvador.
A programação inclui palestras, workshops, plenárias, rodadas de negócios nacionais e internacionais, missões empresariais e experiências interativas. Participam das ações líderes, especialistas, empresários e autoridades de todo o país para debater agendas voltadas para inovação, sustentabilidade e competitividade.
Estarão presentes no evento empresas dos segmentos petroquímico, mineração, metalmecânico, energia, agronegócio, tecnologia e inovação, cosméticos, moda e couro. Serão 300 empresas expositoras, uma programação com 220 horas e um público esperado de 30 mil pessoas.
A INDEX tem patrocínio do Instituto Euvaldo Lodi (IEL), Serviço Social da Indústria (SESI), Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), Confederação Nacional da Indústria (CNI), BYD, Acelen, PetroReconcavo, Suzano, Neoenergia Coelba, Basf, Braskem, Faeb, Senar, Prefeitura de Camaçari, Prefeitura de Salvador, Bahiagás, Banco do Nordeste, Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil, Finep, Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação e Governo Federal. O evento conta com o apoio do Governo do Estado da Bahia, Senac e Desenbahia, além de apoio institucional da Sufotur, produção do Bahia Eventos e media partner da Rede Bahia.

