Com o propósito de dialogar sobre o desenvolvimento e fortalecimento da economia nos 32 municípios que compõem a Unidade Regional do Sebrae em Jacobina, a instituição, por meio do Conselho Deliberativo Estadual (CDE) e da Diretoria Executiva, promoveu, na terça-feira (1º), no município de Senhor do Bonfim, o Seminário ‘As Perspectivas e Oportunidades de Negócios para o Fortalecimento da Economia Regional: integrando atores – A Visão Pública e Empresarial’. O evento ocorreu no espaço Cellebre e contou com representantes de 29 municípios do Centro-Norte da Bahia.
Para o presidente do Conselho Deliberativo Estadual do Sebrae Bahia e presidente do Sistema Faeb/Senar, Humberto Miranda, é impossível discutir desenvolvimento econômico sem o envolvimento dos gestores públicos e sem pensar nas diferenças de cada região. “Os gestores municipais são grandes líderes capazes de puxar o desenvolvimento dos seus municípios e contribuírem, de maneira efetiva, para o fortalecimento das regiões”, destacou Miranda. Ele ainda tratou da importância dos laços entre os municípios levando em conta as potencialidades, diferenças e necessidades de cada local.
Já o superintendente do Sebrae Bahia, Jorge Khoury, destacou a importância de o município e as instituições parceiras se prepararem para oferecer, cada vez mais, um ambiente favorável ao desenvolvimento das micro e pequenas empresas. “Além de gestores e empresas preparadas, precisamos de ambientes de negócios preparados e favoráveis para o desenvolvimento das micro e pequenas empresas. Com o poder público e entidades atuando em parceria, o empresário tem mais condição de gerar riquezas dentro do município e fortalecer a região como um todo”, afirma
O gerente regional do Sebrae em Jacobina, Geronilson Pereira, e a gerente adjunta, Jilvania Bezerra, abriram o evento com o painel ‘Projetos e Programas na Jurisdição da Unidade Regional do Sebrae’. Eles apresentaram projetos, programas e números da unidade regional.
O segundo painel, ‘As Perspectivas e Oportunidades de Negócios para o Fortalecimento da Economia Regional integrando atores – A Visão Pública e Empresarial’, contou com as participações do doutor em administração, Márcio Araújo, o prefeito de Senhor do Bonfim, Laércio Júnior, o empresário e secretário Planejamento e Desenvolvimento de Jacobina, Levi Bahia, e o Dr. pós-doutor em antropologia e Empreendedor Rural, Juracy Marques.
Produtor de café na Serrana do Morgado, no município de Jaguarari, Juracy Marques destacou sobre a potencialidade local. “Vivemos em um lugar maravilhoso, que é um pedacinho da Cordilheira do Espinhaço – única cordilheira do Brasil -, uma região de serras, com grande potencial, só que, de fato, bastante desconhecido. Aqui conseguimos mostrar um pouco do nosso potencial no ecoturismo, as paisagens maravilhosas, cachoeiras e a cultura extraordinária deste lugar”.
Marques destacou ainda a reativação da cadeia produtiva do café com a produção de um dos melhores cafés do mundo. “Então, este é um local com muita potencialidade e a visibilidade que a gente traz da região, num espaço como esse, permite que essas pessoas, com poder de decisão e investimento, consigam ter um olhar diferenciado. Que essa experiência de partilha traga a possibilidade do tão sonhado desenvolvimento sustentável para esses lugares”, destacou.
O prefeito Laércio Júnior falou da satisfação e entusiasmo que a cidade de Senhor do Bonfim tem em acolher o seminário. “Agradeço ao Sebrae pela possibilidade de podermos discutir políticas públicas regionalizadas, com o potencial de cada cidade, com todas as entidades envolvidas, contribuindo para este desenvolvimento regional.
Quero enfatizar a nossa parceria com o Sebrae e dizer que essa união foi um divisor de águas durante a nossa primeira gestão e continuará pelos próximos quatro anos. Por fim, destaco a satisfação em ser a quarta cidade da Bahia que sedia a Caravana Itinerante da CDE e Diretoria Executiva do. Espero que outros eventos desta magnitude possam vir para a nossa cidade e região”, pontuou o gestor municipal de Senhor do Bonfim.
O evento ainda contou com o painel ‘A Visão das Intuições Financeiras sobre o Desenvolvimento Regional’ com mediação do diretor de Administração e Finanças do Sebrae Bahia, Vitor Lopes, e a participação de os representantes da Caixa Econômica Federal, Danilo Modesto, do Banco do Nordeste, Marilda Galindo, o Superintendente Regional do Banco do Brasil, Reiner Borges Alves.
O último painel do seminário ‘Conversa com Lideranças e Demandas Locais’, foi mediado pelo presidente do CDE, Humberto Miranda, e contou com as participações do superintendente do Sebrae Bahia, Jorge Khoury, o presidente da FCDL, Pedro Failla, o presidente da FACEB, Clovis Cedraz, o presidente do Conselho Fiscal do Sebrae Bahia, Carlos Cohim, o representante da Unidade de Políticas Públicas do Sebrae Nacional, Murilo de Aquino Terra, e o diretor da Fieb, Edison Correia.
O último momento possibilitou um diálogo construtivo e com bastante troca entre gestores municipais, empresários, formadores de opinião e representantes de diversas instituições de toda a região. Participaram do seminário os presidentes dos consórcios do Piemonte Norte do Itapicuru e Piemonte da Diamantina, prefeitos Sivaldo Rios (Capim Grosso) e Dirceu Mendes (Mirangaba), e os gestores de Várzea do Poço e Miguel Calmon, respectivamente, Everson Matt e Marinaldo Sampaio.
O seminário fez parte da agenda do CDE e da diretoria Executiva do Sebrae Bahia nos municípios de Jacobina e Senhor do Bonfim com a estratégia das Reuniões Ordinárias do CDE itinerantes. Além do seminário, a agenda contou com reuniões e visitas aos clientes do Sebrae em ambos os municípios.