ASN BA Atualização
Compartilhe

Sebrae e BNB levam a Curaçá palestra para apresentar o programa Desenrola Rural

Encontro reuniu cerca de cem agricultores e agricultoras familiares do município
Por Carlos Humberto para ML Comunicação
ASN BA Atualização
Compartilhe

No último dia do mês de março, o Sebrae promoveu em Curaçá o encontro para apresentação do Desenrola Rural, programa do Governo Federal criado para regularização de créditos de homens e mulheres do campo, e integra o Programa de Desenvolvimento Territorial (Prodeter), do Banco do Nordeste.

O Desenrola Rural entrou em vigor no dia 24 de fevereiro de 2025 e possibilita descontos e condições especiais para que produtores possam regularizar sua situação financeira e continuar investindo em sua produção.

O evento aconteceu na Câmara de Vereadores da cidade, com a participação de representantes da Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares do Estado da Bahia (FETAG), e reuniu dezenas de agricultores e agricultoras familiares do município.

O Assessor Sindical da FETAG-BA, Iran Wilker Falcão Torres, destaca que “o Desenrola Rural é uma importante conquista dos agricultores e agricultoras familiares, resultado direto das reivindicações apresentadas na pauta do Grito da Terra Brasil, 2024, que demonstrou o poder da união e mobilização do Sistema Confederativo (Sindicatos, Federações e CONTAG), que incansavelmente levaram essa demanda ao Governo Federal”, disse.

O agente de Desenvolvimento do Banco do Nordeste, Jorge Murillo de Carvalho, julga de muita valia o encontro com a comunidade da agricultura familiar do município de Curaçá. “A reunião foi bastante produtiva e destacamos dois pontos importantes: a apresentação do programa Desenrola Rural, que permite a renegociação e liquidação de dívidas de operações rurais ligadas ao Pronaf, e a apresentação para a sociedade curaçaense dos números relativos as aplicações e investimentos do banco no município no ano de 2024. Essa é uma praxe do banco que fazemos em todos os municípios, como aconteceu aqui em Curaçá hoje”, explicou.

O gerente do BNB em Juazeiro, Hugo Santiago, lembra o papel do agente financeiro de provocar melhoria na vida das pessoas. “O Desenrola facilita a missão, de acordo com o Programa de Desenvolvimento Territorial criado pelo banco, e é levado aos produtores através da parceria com o Sebrae, Fetag e Sindicato”. Santiago explica que o Desenrola “permite liquidar dívidas com até 80% de desconto e trazer de volta ao mercado o cliente habilitado para continuar o seu trabalho”.

A secretária Geral do Sindicato, Mara de Souza Cunha, agradeceu a iniciativa do Sebrae e Banco do Nordeste. “Em nome dos nossos companheiros do Sindicato, quero agradecer por trazerem a Curaçá a palestra sobre o Desenrola Rural. A participação dos nossos agricultores e lideranças locais foi muito importante. Eles entenderam muito bem quem se enquadra e como vai funcionar o programa de reabilitação de crédito do banco. Também ficamos satisfeitos com a palestra apresentada pelo Sebrae, rica em conhecimentos e agradecemos a presença da nossa parceira FETAG”, disse a secretária.

O analista técnico do Sebrae, Edlan Amaral, palestrante no encontro, afirmou a satisfação do trabalho realizado a partir das parcerias. “Ficamos muito satisfeitos com a parceria que desenvolvemos nessa ação com o Desenrola Rural, já que o Sebrae é parceiro do homem e da mulher do campo. Então, qualquer iniciativa para dar respaldo, especialmente, nessa questão de recuperação e acesso a crédito, terá nossa total atenção e apoio. Esse é um trabalho que o Sebrae desenvolve através do Circuito Agro, orientando na formação e na gestão financeira para que o agricultor aprenda como fazer uma boa gestão que favoreça o crescimento do seu empreendimento rural e que o crédito rural reverbere como um facilitador, e não um entrave. Nosso papel é trabalhar nessa linha de formação e de orientação, para que esse crédito seja aplicado de forma assertiva, repercutindo na melhoria de vida”, finalizou Amaral.