ASN BA Atualização
Compartilhe

Sebrae e Senai Cimatec realizam ações voltadas às indústrias de alimentos e bebidas do Centro-Norte

Circuito de Alimentos contou com visitas e palestras nos municípios de Jacobina e Senhor do Bonfim
Por Tamara Leal para a ML Comunicação
ASN BA Atualização
Compartilhe

O Sebrae em Jacobina, por meio do projeto de Indústria de Alimentos e Bebidas do Sebrae, e o Senai Cimatec realizaram, de 14 a 17 de abril, visitas a 10 indústrias de alimentos nos municípios de Jacobina, Várzea Nova, Miguel Calmon, Filadélfia, Campo Formoso e Senhor do Bonfim, Centro-Norte da Bahia. O Circuito de Alimentos acontece com o objetivo de mapear as necessidades das indústrias e apresentar soluções inovadoras para melhorar as suas performances.

No Circuito de Alimentos, além das visitas às indústrias, foram realizadas duas palestras focadas nas boas práticas de manipulação de alimentos. Realizadas em Jacobina e Senhor do Bonfim, as capacitações proporcionaram um ambiente rico à troca de experiências e aprendizados, com uma compreensão mais profunda sobre as melhores práticas de manipulação de alimentos e de ferramentas valiosas para implementar nas operações diárias das indústrias.

De acordo com a gestora do Sebrae, Amanda Teixeira, ver a realidade das indústrias de perto é extremamente importante para conseguirmos entender as necessidades e propor melhorias. “Assim, conseguimos identificar desafios específicos enfrentados pelas empresas e propor estratégias eficazes para otimizar processos, aumentar a eficiência e garantir a qualidade dos produtos”, destacou.

Expansão

Para a gestora do Sebrae responsável pelo projeto de Indústria de Alimentos e Bebidas, Lívia Salerno, com as ações foi possível criar e expandir o relacionamento da entidade com as indústrias visitadas. “Apresentamos as Soluções do Sebrae voltadas ao setor e, desta forma, realizar prospecções efetivas para concretização de vendas das soluções para o segmento”, pontuou.

Já para o engenheiro de alimentos do Senai Cimatec, Hélio Silva, o Circuito de Alimentos é uma oportunidade de interiorização das soluções tecnológicas da entidade para fomento do empresário, de forma individualizada, e com o apoio imprescindível do Sebrae. “Com os serviços integrados partilhamos de êxito maior. O setor de Microbiologia Industrial (alimentos e bebidas) oferece serviços importantes para esse nicho empresarial que é essencial para o escalonamento produtivo e participativo dos negócios. E na passagem pela região conseguimos entender melhor as necessidades das indústrias visitadas”, finalizou.

-