Na manhã desta segunda-feira (9), O Sebrae e o Serviço Social da Indústria (Sesi) firmaram uma parceria que prevê ações conjuntas para estimular a inovação e a formação empreendedora. O ato de assinatura ocorreu na sede do Sebrae Bahia, no bairro do Costa Azul, em Salvador. O documento foi assinado pelo superintendente do Sebrae Bahia, Jorge Khoury, pelo presidente da Federação das Indústrias do Estado da Bahia (Fieb), Carlos Henrique Passos, e pelo diretor-superintendente do Sesi, Armando Neto.
As ações previstas serão realizadas nas escolas da rede Sesi em todo o estado. O superintendente do Sebrae Bahia, Jorge Khoury, destacou o entusiasmo com os resultados que vem sendo alcançados pela instituição na área de educação empreendedora. “Colocar a cultura empreendedora na sala de aula garante que os jovens estejam preparados desde cedo para desenvolver comportamentos que trarão benefícios, seja como dono do próprio negócio, seja como funcionário de uma empresa”, ressaltou Khoury, citando ainda o lançamento, em 2025, da criação da Faculdade Sebrae Polo Bahia.
O presidente da Fieb, Carlos Henrique Passos, ressaltou a importância de incluir nos currículos o empreendedorismo de forma transversal, sem deixar de observar as particularidades de cada região. “Temos vários ‘Brasis’, várias ‘Bahias’ e diferentes visões. Na prática, há muito espaço para quem quer receber nosso apoio e precisamos sempre estar atentos às particularidades de cada região para obtermos resultados efetivos”, apontou.

A iniciativa integra um plano de trabalho inovador que conecta iniciação científica, inovação e empreendedorismo. A gerente da Unidade de Educação Empreendedora, Janaína Neves, lembrou que o programa de Educação Empreendedora já tem 13 anos e vem ampliando as parcerias para avançar ainda mais. “Avançamos na parceria com Senai, Senar, Sesc e agora o Sesi. Buscamos também institutos federais para ampliar o trabalho no ensino médio técnico. Nos municípios, já temos uma agenda consolidada”, pontuou.
O gestor do convênio pelo Sesi, Fernando Moutinho, também frisou o caráter inovador da colaboração. “Se vislumbramos uma indústria inovadora, é preciso investir nas pessoas. Pegamos o que o Sesi faz de melhor com o que o Sebrae faz de diferente. Por isso, é uma parceria inovadora”.

O gestor do programa de Educação Empreendedora do Sebrae, José Soares, que apresentou o projeto durante o encontro, explicou que a proposta está alinhada a uma diretriz nacional de parcerias com o Sistema S. “Essa é uma iniciativa inovadora, pois une a educação científica ao que o Sebrae faz de melhor, por meio da educação empreendedora”.
O plano de trabalho prevê a realização conjunta de programas, trilhas formativas, eventos e ações estruturantes, como o Programa Educação Científica Empreendedora (voltado à pré-aceleração de projetos inovadores), o Demoday para apresentação de pitches e integração com o ecossistema de inovação, participação em eventos como o Festival Sesi de Ciência, Tecnologia e Inovação e a FENIC, além da implantação do Hub SESI Bahia de Educação em 2026, espaço de pré-incubação e conexão com startups e universidades.
Também está prevista a formação continuada de professores e gestores em educação empreendedora, incentivo à participação de estudantes em desafios e prêmios como o Desafio Liga Jovem e o Prêmio Educador Transformador, além de ações de inclusão, como a Trilha de Empreendedorismo Feminino.
Participaram, ainda, do ato de assinatura o diretor de Administração e Finanças do Sebrae Bahia, Vitor Lopes, o gerente do Sesi, Marcelo Figueiredo, e a superintendente de Educação do Sesi, Clessia Lobo.

