Com o objetivo de fortalecer as Associações Comerciais do Estado, o Sebrae, em parceria com a Federação das Associações Comerciais e Empresariais da Bahia (Faceb), realiza o Programa Capacitar, que oferece consultorias e treinamento para o corpo diretivo e funcionários das associações de 15 municípios. Em Barreiras, no Oeste baiano, o programa teve início na quinta-feira (2), com a realização de uma palestra com o tema “Os princípios do Associativismo”. A iniciativa tem o objetivo de contribuir para tornar o ambiente favorável ao desenvolvimento de empresas competitivas.
“Estamos muito felizes com a inclusão da Associação Comercial e Empresarial de Barreiras no Programa Capacitar, por meio do qual o Sebrae e a Faceb buscam o fortalecimento das instituições empresariais com a capacitação das lideranças, melhoria na gestão das associações. Tudo isso para levar mais soluções aos empresários e às empresárias que fazem parte da entidade”, disse a gerente regional do Sebrae em Barreiras, Adriana Morais.
Com o trabalho realizado em conjunto com a Associação Comercial e Empresarial de Barreiras (ACEB), e Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) local, o programa vai ser realizado durante todo o ano para reestruturar e inovar a gestão das entidades empresariais, com atualização e modernização do planejamento estratégico, modelos de gestão, focando ainda na representação empresarial para melhor apoio e incentivo ao desenvolvimento de novos negócios.
Para o presidente da ACEB de Barreiras, Fábio Nogueira, o Programa Capacitar vai ajudar a entidade a trabalhar de forma mais eficiente com os associados na busca do crescimento econômico. “Essa parceria traz grandes benefícios. Já temos um apoio importante do Sebrae, com muitos treinamentos. E agora temos essa programação para trabalhar com nossos associados”, ressaltou Fábio Nogueira.
Para que as associações sejam mais eficientes, os dirigentes serão capacitados em gestão de serviços e oferta de soluções e benefícios mais atrativos e adequados às necessidades dos empresários. O programa inclui ainda temas como a participação no desenvolvimento local e setorial; qualificação dos dirigentes e colaboradores quanto a seus cargos e funções; promoção da cultura associativa e maior relacionamento para efetivar negócios, e sustentabilidade financeira.
Presente na primeira atividade do Capacitar em Barreiras, o coordenador executivo do Programa na Bahia pela Faceb, Adriano Câmera Figuera, detalhou a importância da parceria entre as entidades. Ele afirmou que, além das capacitações, serão realizados acompanhamentos, estruturação de planejamento estratégico, estruturação de plano de ação, movimentos para atração de novos clientes, colocação de novos produtos e serviços, criando condições para que os empresários e as empresárias aprendam mais, sejam mais competitivos e vejam as vantagens de serem associados.
“Uma associação comercial forte cria as condições para que as empresas locais possam ser mais competitivas. O Sebrae, sendo um agente de capacitação, cria todas as condições para que essas entidades possam realmente contribuir para o desenvolvimento do município”, disse.
Para acessar a agenda do Sebrae em Barreiras, clique nesse link.

