No último sábado, dia 22 de março, a 11ª edição do Startup Day ocorreu na sede do Sebrae em Feira de Santana e reuniu quase 200 participantes engajados com a inovação e o empreendedorismo para a transformação social e econômica. O evento, realizado pelo Sebrae em parceria com a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação da Bahia (SECTI), deu destaque a Feira de Santana neste cenário, reunindo empreendedores, investidores, mentores e entusiastas da inovação.
Durante a programação, fundadores de startups compartilharam suas experiências de superação, discutindo os altos e baixos da jornada empreendedora. A programação incluiu palestras e talk shows que abordaram desde os desafios enfrentados até as conquistas alcançadas, o que inspirou os participantes a se tornarem agentes de mudança em suas comunidades.

O fundador da Winflue, Marcelo Magalhães, comentou sobre a importância de existir um ecossistema unido. “Com essa parceria aqui com o Santana Valley e o Sebrae, estamos criando uma estrutura para receber não só empreendedores, mas também aqueles que querem empreender. Há 10, 15 anos, não tínhamos isso, e hoje, através do Sebrae e de outros parceiros, podemos realizar eventos que mostram a força da tecnologia e da comunidade”, celebrou.
Já a fundadora da Verd3D, Hemilly Marques, afirmou que participar de eventos como esse é a chance de conhecer histórias inspiradoras e se conectar a novas pessoas e projetos. “O Startup Day é perfeito para vermos novas oportunidades sobre o empreendedorismo e acreditarmos no que fazemos. É aqui que temos a chance de conhecer o que é empreender”, disse.

A fundadora da startup Fulora Kombucha, Simone Brandão, 38 anos, também é bióloga e mestre em biotecnologia pela UEFS. Ela está à frente de um projeto inovador que busca popularizar o kombucha, uma bebida fermentada de origem asiática, conhecida por seus inúmeros benefícios à saúde. “Trabalho com kombucha, que é uma bebida funcional e vem crescendo no mercado nos últimos anos. Ela possui potencial probiótico, ajudando a manter a microbiota intestinal e trazendo muitos antioxidantes”.
Simone ainda ressaltou que o objetivo da Fulora é não apenas difundir essa bebida saudável, mas também inovar em sua produção. “O diferencial da Fulora é buscar parcerias com agricultores familiares, trazendo sabores do Nordeste, como umbu e cajá”, destacou.
A startup aposta em ingredientes locais e plantas alimentícias não convencionais, criando blends únicos que resgatam o conhecimento e a cultura regional. “Estamos focados em parcerias que nos permitam explorar a riqueza da flora regional, incorporando tanto frutas quanto especiarias locais”, afirmou.

A Fulora Kombucha busca valorizar a biodiversidade e a economia local ao combinar inovação e tradição no seu produto. “O evento traz experiências para crescer na startup, novas perspectivas de inovação. É importante para o crescimento do meu projeto, ampliando horizontes e conexões.”, refletiu Simone.
As duas últimas startups foram aceleradas no programa Novatores da UEFS, que neste dia, anunciou o lançamento da sua segunda edição para inscrição de candidatos. Inscrições a partir de 15/04 pelo site da instituição.
Para Leidiane Brito, analista do Sebrae e coordenadora do projeto em Feira de Santana, “a realização do Startup Day marca um ano promissor no que diz respeito à inovação em Feira de Santana. O Sebrae, em parceria com outras instituições, tem planejado a realização de programas de incubação e aceleração, além de capacitações e encontros, para discutir financiamento para novos negócios.”

