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Sebrae encerra 2025 com resultados expressivos no fortalecimento dos pequenos negócios baianos

Instituição amplia presença junto aos empreendedores com agências de atendimento renovadas, supera metas e reforça ações estratégicas em educação empreendedora
Por Redação
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O Sebrae Bahia chega ao final de 2025 com números positivos e uma atuação estratégica conectada às necessidades dos pequenos negócios no estado. Em um ano marcado pelo ritmo acelerado de eventos e ações para quem empreende, a instituição buscou ampliar de forma qualificada sua presença física junto aos empreendedores, renovando agências, promovendo ações de interiorização e reafirmando seu papel no apoio às micro e pequenas empresas, consideradas um dos principais motores do desenvolvimento regional.

O panorama baiano evidencia a relevância do empreendedorismo como instrumento de transformação econômica e social. Na Bahia, existem mais de 1,2 milhão de pequenos negócios, que representam 98% do total de empresas e respondem por cerca de 60% dos empregos formais. Esses empreendimentos são responsáveis por 31,5% do PIB estadual, movimentam a economia nos bairros, sustentam a vida nos municípios e geram oportunidades de emprego e renda para a Bahia.

É para estimular o fortalecimento desta potência empreendedora que a cobertura de atendimento do Sebrae atingiu mais de 180 mil microempresas e empresas de pequeno porte. Os números são igualmente robustos quando olhados todos os públicos assistidos pela organização: mais de 451 mil clientes distintos atendidos, desde pessoas físicas a quem já estruturou um negócio e, como existe recorrência nestas interações com os clientes, os números ultrapassam 875 mil atendimentos promovidos em 2025.

Somente na Educação Empreendedora, voltada para os estudantes da rede formal de ensino, foram nada menos que 229.526 alunos impactados, a maioria deles (78%) no ensino fundamental, o que representa uma mudança de paradigma na visão de futuro, nas habilidades e na formação cidadã dos jovens baianos. Como esclarece a organização, este trabalho visa trabalhar desde cedo comportamentos e atitudes, como liderança e iniciativa, que beneficiarão os jovens quer decidam ser empresários e empresárias ou não. É ainda no eixo da educação que o Sebrae Bahia inovou em 2025 trazendo para o estado o polo de ensino da Faculdade Sebrae, com cursos de pós-graduação para especialização dos gestores e público que dialoga com o empreendedorismo.

“O Sebrae se consolida como parceiro estratégico para quem empreende e como agente de fomento ao empreendedorismo como vetor de transformação social. Nosso compromisso é oferecer conhecimento, inovação e articulação entre entes públicos e privados que atuam no ambiente empresarial para que os pequenos negócios possam crescer com consistência e sustentabilidade”, afirmou Jorge Khoury, diretor superintendente do Sebrae Bahia. “Ter o próprio negócio segue sendo um dos principais sonhos dos brasileiros e dos baianos, por isso, reafirmo sem dúvidas de que o Sebrae é a casa que acolhe esse sonho e o impulsiona para que ele se transforme em realidade, gerando renda, emprego e qualidade de vida nas comunidades e nos municípios”, definiu.

Khoury ainda reforça que as ações do Sebrae, no eixo das políticas públicas, buscam alcançar os 417 municípios do território baiano. O objetivo é estabelecer a efetividade da Lei Geral das MPE nos territórios, com ações como a abertura e manutenção das Salas do Empreendedor com as prefeituras locais para atendimento direto a quem empreende, e com projetos especiais a exemplo do Programa Líder, voltado à formação de gestores e lideranças públicas e privadas, engajados no desenvolvimento local em 5 territórios: Sertão do São Francisco, Sisal, Chapada Diamantina, Extremo-Sul e Litoral Sul trabalhados em 2025. O Sebrae promove também a valorização de projetos inovadores dos municípios por meio do Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora.

Em todo este trabalho, uma das questões centrais ao lidar com o público é ser reconhecido como parceiro confiável. Neste desafio traduzido como meta organizacional, a satisfação com a oferta da empresa (medida pelo índice NPS) alcançou 88% de recomendação positiva dos serviços, um patamar que evidencia confiança consolidada e percepção positiva sobre a qualidade dos atendimentos prestados pelo Sebrae de acordo com a metodologia.

Essa imagem positiva é ainda impactada pelo novo modelo de agências recentemente estruturadas para se adaptarem às necessidades dos empreendedores de cada região. Mais do que espaços para cursos, oficinas e palestras, os pontos de atendimento do Sebrae receberam investimentos para se tornarem ambientes de encontro, cowork, inovação e uso aberto por quem empreende. Em 2025, foram entregues neste novo conceito as agências de Valença, Itapetinga e Paulo Afonso, num trabalho que avançará em 2026.

Eventos

A realização de grandes eventos também marca a atuação do Sebrae com o olhar necessário para os setores que encadeiam a economia. A INDEX, maior evento da indústria do Nordeste, realizada em parceria entre Sebrae e FIEB, movimentou R$ 98 milhões em negócios e recebeu mais de 30 mil visitantes. A e-Agro, direcionada ao agronegócio e promovida pelo Sebrae com a FAEB, ultrapassou 10 mil visitantes e teve mais de R$ 1,5 milhão em volume de vendas. Junto com a SECTI do Governo da Bahia, o Bahia Tech Experience (BTX) marcou o calendário com foco em inovação. Já o Fórum do Comércio, parceria consolidada do Sebrae com o Sistema Fecomércio-BA, trabalhou o tema “Desenhando Futuros Desejáveis” junto ao público que lotou os espaços nos 2 dias de intensa programação. Por fim, de forma inédita, reunindo produtores de todo o Vale do São Francisco, o Grand Petit Terroir transformou Juazeiro na capital dos produtos que levam o selo de originalidade da Bahia para além das fronteiras do estado.

Todas essas iniciativas se somam a outras pioneiras como a realização do evento nacional RuralTur, em Mucugê, e a Corrida Compre do Pequeno, em Salvador, que marcou o mês de outubro dedicado à Micro e Pequena Empresa. Além de eventos voltados ao empreendedorismo feminino, à potência do afroempreendedorismo da Bahia, entre outras tantas temáticas que merecem a atenção da sociedade, cada ação desenvolvida buscou convergir para o objetivo único de levar conhecimento, antecipar tendências e gerar oportunidades de negócios.

“Nada disso é possível sem as parcerias e convênios com o setor produtivo, com as entidades representativas, com os governos Federal, Estadual e municipais, com instituições sólidas como a União dos Municípios da Bahia (UPB), Junta Comercial, Tribunal de Contas, OAB, entre tantos outros atores que unem forças ao Sebrae pela causa dos pequenos negócios”, relembra o superintendente Jorge Khoury. “Essa rede articulada tem como grande objetivo melhorar o ambiente de negócios para quem empreende e é um patrimônio dos baianos e dos brasileiros”, finalizou.