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Sebrae fomenta vendas B2B de 58 empresas na SuperBahia

 Estande inova com espaço gastronômico de harmonização de produtos de expositores atendidos pela entidade
Por Marcia Gomes para ML Comunicação
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O Sebrae é destaque na SuperBahia 2025 (Feira e Convenção Baiana de Supermercados, Atacados e Distribuidores), que teve início às 14 horas desta quarta-feira (06) e segue até sexta-feira (08), no Centro de Convenções Salvador, na Boca do Rio. Na 14ª edição do evento, o Sebrae reuniu, em seu massivo estande de 150 metros quadrados, 58 empresas da Bahia, Sergipe, Alagoas, Rio Grande do Norte e Maranhão, que expõem produtos das áreas de alimentos, cosméticos, alimentação saudável, energéticos, bebidas, gráfica, dentre outros.

O objetivo da feira é alavancar as transações B2B entre fornecedores e empresas do comércio varejista de todo o país. O encontro é uma realização da Associação Baiana de Supermercados (ABASE), em parceria com o Sindicato dos Supermercados e Atacados de Auto Serviço do Estado da Bahia.

Na avaliação do coordenador de Mercado do Sebrae Bahia, Leonardo Teles, a edição deste ano está superando as expectativas. “Antes mesmo da abertura, algumas das empresas do nosso estande já haviam fechado negócio entre elas”, revela. De acordo com o gestor, pela primeira vez o Sebrae inovou ao criar um espaço gastronômico de harmonização, onde um chef pôde elaborar pratos na presença de todos, a partir da combinação de produtos expostos no estande.

O chef Manoel Franklin, de apenas 25 anos, é literalmente a atração central do estande do Sebrae na SuperBahia. Especialista em comida afetiva, a ele cabe combinar de forma harmônica os sabores de produtos expostos no espaço e depois servi-los em degustação. “Estou sendo desafiado a harmonizar os produtos dos expositores. Eu conversei com eles, criei as receitas, fiz os testes ao vivo e foram todos aprovados”, conta. Dentre os pratos que elaborou está um risoto de palmito de pupunha, com requeijão de búfala e linguiça de cordeiro apimentada, com alho negro e tomate seco. “A receita provocou uma explosão de sabores”, garante.

Outro destaque no estande do Sebrae são as sacolas ecossustentáveis para supermercados, canecos e camisas t-shirt, produzidos pelo Projeto Salvador Acessível, que auxilia pessoas com deficiência (PCDs). O representante do projeto, Jerônimo Guedes, enfatiza o apoio do Sebrae. “A ajuda do Sebrae em nos incluir num evento como esse é de fundamental importância para as instituições sociais, principalmente para nós que somos portadores de deficiências, porque somos muito carentes de patrocínio. A inclusão é um direito de todos”, frisa.

A agente de mercado do Sebrae Gardênia Cunha atua na região de Barreiras e representa 12 empresas de segmentos diferenciados. Algumas dessas empresas, que estão em exposição no estande, são o frigorífico Flor de Lis, o Mel do Serrado e a Acorata (biscoitos refinados), de Luís Eduardo Magalhães; Saloca (sacolas), Vale do São Francisco (caixas), Casa Mineira de Doces (doces de banana) e Frutbom (polpa de frutas), de Barreiras. “Nosso objetivo de estarmos em uma feira dessas é aproximar esses fornecedores dos grandes compradores, porque são produtos de qualidade e têm capacidade produtiva. E o Sebrae, por meio do Programa Agente de Mercado, é justamente esse elo de ligação com os compradores”, assegura.

Vitrine

Bianca Estêves é administradora da Philá (Santo Antônio de Jesus), que vende palmitos de pupunha em conserva com cortes diferenciados. “Temos palmito em corte espaguete, que substitui uma massa tradicional; lasanha, que são lâminas que substituem a massa; risoto, cortado em pedaços pequenos, que substitui o arroz; e o tradicional, que chamamos de ‘torinha’”, explica. Essa é a segunda vez que a empresa participa do Programa Agente de Mercado. “No primeiro ano, conquistamos nossa segunda distribuidora, voltada para um segmento mais saudável, e aí entramos em mercados que ainda não havíamos penetrado”, diz. Para ela, “o Sebrae é como uma vitrine de tudo que é considerado um produto de qualidade, com certificação e bem feito”, afirma.

Débora Silva é dona da Namastê Orgânicos, empresa de Sergipe que há 25 anos produz alimentos naturais como mais de 17 temperos, mais de 13 chás, cúrcuma em cápsulas, risotos orgânicos de cogumelo e de brócolis e muitos outros. “Nossas embalagens são biodegradáveis, não utilizamos plástico e os sachês dos chás são de fibra de milho”, informa. Desde o nascimento da empresa, o Sebrae acompanha a Namastê Orgânicos. “O Sebrae sempre me leva para participar de feiras em São Paulo e sempre acompanha a nossa comercialização. Se não fosse ele, a gente não aparecia no Brasil inteiro”, comenta.

Rodrigo Medeiros, dono da MJ Gráfica e Editora, localizada no Barbalho, em Salvador, expõe pela primeira vez no estande do Sebrae, durante a SuperBahia. “Nós temos 31 anos de mercado e trabalhamos com papel e papel-cartão A feira foi uma ótima oportunidade que surgiu e eu não hesitei em participar. Os meus clientes estão aqui e temos a expectativa de atingir também outros clientes. No primeiro dia, já conseguimos cotações de mais de R$ 30 mil, somente com empresas que estão expondo aqui no estande do Sebrae. Acredito que vamos ter muito sucesso aqui”, diz Rodrigo, que participou do Empretec, em 2018, e já recebeu consultorias pelo Programa Sebraetec.