ASN BA
Compartilhe

Sebrae integra 3° dia de campo sobre cacauicultura em Caatiba

Evento contou com a participação de cerca de 400 produtores rurais de 8 municípios da região
Por Nayla Gusmão para ML Comunicação
ASN BA
Compartilhe

Cerca de 400 produtores de 8 municípios da região de Caatiba tiveram a oportunidade de participar do “3° Dia de Campo Cacauicultura: a força do empreendedorismo no campo”. O evento gratuito aconteceu no dia 28 de novembro, na região Serra Pelada II, em Caatiba, e foi uma realização do Sindicato Rural de Itapetinga, Sebrae e Faeb/Senar, com o apoio da Associação dos Pequenos Produtores de Serra Pelada II.

Durante o dia de campo foram contempladas palestras sobre diferentes temáticas para contribuir com a produção local como: Competência para liderança no campo; Recuperação das lavouras cacaueiras; Agricultura familiar e redes que já produzem seu próprio chocolate; e Implantação do Serviço de Inspeção Municipal – o SIM. Além disso o evento integrou uma feira da agricultura familiar.

O analista técnico do Sebrae em Itapetinga, Rhelrison Nascente, destacou a importância de um evento como esse para a valorização do empreendedorismo no campo. “Tivemos a participação de caravanas de produtores e filhos desses produtores, essa nova geração que está vindo para dar continuidade no trabalho do campo. E o evento discutiu essa questão de o meio rural ser um bom lugar para se viver, para empreender, onde você é dono do seu próprio tempo. O Sebrae trouxe uma conversa voltada para liderança, formando líderes dentro das associações e cooperativas. Já temos expectativas para esse evento no próximo ano”, afirmou o analista.

Uma das colaboradoras do Sindicato Rural de Itapetinga, Márcia Vianna, atuou na construção do evento. Para ela o objetivo foi alcançado, que era atender, e fortalecer a relação com os produtores da agricultura familiar. “Sabemos que a agricultura familiar tem crescido e precisa de apoio. E o Sebrae tem feito um trabalho de grande importância em toda a nossa região. Então, a gente só tem a agradecer, em especial ao Sebrae, por todo o suporte que foi proporcionado a este evento. E dizer que o pequeno produtor, a agricultura familiar, tem muito a ganhar com essa parceria. E precisamos cada vez mais de uma agricultura forte e sustentável”, concluiu Vianna.