ASN BA Atualização
Compartilhe

Sebrae lança concurso inédito para escolher o melhor pão da Bahia

As inscrições estão abertas e vão até 17 de outubro
Por Redação
ASN BA Atualização
Compartilhe

Pão de sal, pão francês ou cacetinho são apenas alguns dos nomes da iguaria que está presente na mesa do brasileiro todos os dias e na Bahia não é diferente. Para enaltecer a importância desse alimento tão popular, o Sebrae lança a 1ª edição do Concurso do Melhor Pão Francês da Bahia. A inscrição é gratuita e deve ser realizada de 24 de setembro a 17 de outubro de 2024, através do site: www.melhorpaofrances.com.br.

A disputa busca estimular a melhoria da qualidade do pão das micro e pequenas empresas do estado, resgatando os valores tradicionais do setor de panificação. A metodologia de avaliação baseia-se na ABNT NBR 16170, que define os padrões de qualidade para o Pão Tipo Francês.

Atualmente a Bahia tem 14.308 Micro e Pequenas empresas com atividade relacionadas a panificação. Destas 3.669 são de Salvador. A taxa de abertura de novos empreendimentos no segmento é de 47,2%. Os dados são do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), de junho.

“O Pão Tipo Francês é fundamental para as padarias, sendo o principal atrativo que impulsiona o fluxo de clientes diariamente. Melhorar sua qualidade não apenas fortalece o mercado, mas também reduz desperdícios e aumenta a satisfação dos consumidores”, disse o coordenador de Indústrias do Sebrae Bahia, Tércio Calmon.

Regulamento e avaliação

Podem participar padarias ME (Microempresas) e EPP (Empresas de Pequeno Porte), formalizadas e sediadas em municípios baianos. Após a inscrição e a indicação da sede formal da empresa, as participantes serão direcionadas para uma das dez regiões onde acontecerá a competição. Serão conhecidos os vencedores de cada região da Bahia, que disputarão em Salvador o título de melhor pão na final estadual.

A norma ABNT NBR 16.170 orienta as padarias a aprimorarem seus processos para garantir um produto de alta qualidade, abrangendo características como crosta, miolo, sabor e textura. Os produtos receberão notas de 0 a 10, de acordo com os critérios de avaliação da norma, subdivididos em três grupos.

Primeiramente, serão avaliadas as características externas: Crosta (cor, pestana, crocância e aspecto) e Aparência (integridade e simetria). Em seguida, serão analisadas as características internas: Crosta (aparência) e Miolo (cor, textura e estrutura de células). Por fim, os jurados irão observar as Características Sensoriais, que são o aroma, o sabor e a resiliência.

A padaria que ficar classificada em primeiro lugar na etapa estadual receberá premiações adicionais para o panificador e o padeiro, conforme descrito abaixo:

Para Padeiro e Panificador: Certificado e Troféu de “Melhor Pão Francês da Bahia”;

Para o Panificador: 01 Notebook e participação na Missão Empresarial FIPAN em 2025.

Para o Padeiro: 01 aparelho Smartphone.

SERVIÇO

O quê: Concurso do Melhor Pão Francês da Bahia

Inscrições (gratuitas): pelo site www.melhorpaofrances.com.br

Período de inscrições: de 24/09 a 17/10