O Sebrae deu início à etapa regional do concurso que vai escolher o Melhor Pão Francês da Bahia, com eventos realizados em Itabuna e Ilhéus nos dias 25 e 26 de setembro, respectivamente. O concurso tem como objetivo estimular a melhoria da qualidade do pão produzido pelas micro e pequenas empresas do estado, além de resgatar os valores tradicionais do setor de panificação. A avaliação será baseada na norma ABNT NBR 16170, que estabelece padrões de qualidade para o Pão Tipo Francês.

Em Itabuna, o evento ocorreu no auditório da CDL, já em Ilhéus foi realizado no Edifício Premier. A palestrante Patrícia Marques, consultora e coordenadora do Instituto de Desenvolvimento das Empresas de Alimentação (IDEAL), destacou a importância da padronização no processo de fabricação e ofereceu orientações práticas sobre o concurso. “Queremos proporcionar um espaço para que os empresários do setor aprimorem a qualidade de seus produtos e ampliem o conhecimento sobre os padrões exigidos”, disse Patrícia.
Karla Peixoto, gestora de projetos do Sebrae, explicou que o concurso também oferece uma valiosa oportunidade de networking. “As micro e pequenas empresas terão a chance de demonstrar seu talento e serem reconhecidas em todo o estado”, afirmou a gestora.
Jean Pires, dono da Padaria Primus e participante do evento, ressaltou a importância da iniciativa. “A maioria dos padeiros desconhece as normas da ABNT, e o concurso será uma excelente oportunidade de aprendizado. Pretendemos participar com nossa equipe e, inclusive, reverter a premiação para os funcionários, que merecem ser valorizados”, comentou o empresário.
As inscrições para o concurso são gratuitas e podem ser feitas até o dia 17 de outubro de 2024 pelo site www.melhorpaofrances.com.br.

