ASN BA
Compartilhe

Sebrae leva empresários do Sul da Bahia à FIPAN 2025

Missão dá acesso a inovações e capacitação na maior feira de panificação da América Latina; empresa de Ilhéus disputa campeonato de pizza com receita inspirada no cacau
Por Nanci Macedo para ML Comunicação
ASN BA
Compartilhe

Treze empresários do Sul da Bahia participarão da missão empresarial promovida pelo Sebrae à FIPAN 2025 – Feira Internacional de Panificação, Confeitaria e Food Service. O evento acontecerá entre os dias 22 e 25 de julho, no Expo Center Norte, em São Paulo. A ação tem como objetivo promover o acesso a novas tecnologias, inovações do setor e oportunidades de negócios com fornecedores de todo o país.

Com participação restrita a empresas que já utilizaram soluções do Sebrae em 2025, a missão permitirá aos empreendedores conhecer novos processos produtivos, equipamentos e tendências, além de possibilitar visitas técnicas, aulas práticas e conexão com profissionais da área de food service. A feira reunirá mais de 450 expositores e 1.500 marcas, distribuídos em quatro pavilhões, sendo considerada a principal vitrine do setor na América Latina.

Entre os participantes da missão está a empresa Pizza em Casa, com unidades em Ilhéus e Itabuna, selecionada para competir no Campionato Mondiale della Pizza Selections São Paulo com a receita “Pizza Cabruca”. O sabor foi desenvolvido com inspiração no cultivo tradicional de cacau da região e leva nibs como destaque na finalização. A criação concorrerá com outras receitas na categoria clássica do campeonato, que dará aos vencedores a chance de representar o Brasil no mundial da Itália em 2026.

Estratégica

A gestora de projetos do Sebrae, Karla Peixoto, destacou a importância da ação para o desenvolvimento dos negócios locais. “A missão FIPAN é uma oportunidade estratégica para os empresários ampliarem conhecimentos técnicos, identificarem soluções inovadoras e fortalecerem sua atuação no mercado”, afirmou.

A fundadora e proprietária da Pizza em Casa Cristina Maia, juntamente com o sócio, Franklin Maia, irão competir na categoria Pizza Clássica. Ambos participam da missão pela terceira vez. “É a força da nossa terra ganhando espaço”, declarou a dupla, ao comentar sobre a receita autoral baseada no cacau cultivado sob sombra na cabruca sul-baiana.

Promovida pelo SAMPAPÃO (Associação dos Industriais de Panificação e Confeitaria de São Paulo), a FIPAN recebe mais de 59 mil visitantes por edição, entre gestores, fornecedores, pizzaiolos, confeiteiros e panificadores. O campeonato paralelo, considerado o maior da América Latina, seleciona os representantes brasileiros para o Campionato Mondiale della Pizza, que será realizado em Parma, na Itália, em 2026.