A abertura da primeira edição Summit de Negócios Made in Bahia ocorreu nesta quarta-feira (30), no Armazém Convention, em Lauro de Freitas. O evento, que segue até esta quinta-feira (31), busca mudar o panorama empresarial da região por meio da promoção de um espaço para encontros e colaboração entre os principais executivos e líderes empresariais. A programação consta com painéis de discussão, além dos estandes de empresas com exposição de produtos e serviços.
Como apoiador do Summit de Negócios Made in Bahia, o Sebrae levou para o espaço um estande com a exposição de pequenas empresas das várias cidades baianas atendidas pela instituição no programa Agentes de Mercado.
Para dar início a abertura do evento, a cantora lírica popular Irma Ferreira e o Grupo Ofá abrilhantaram a tarde. A soprano entoou as canções de Dorival Caymmi, seguida do Hino Nacional do Brasil, que emocionou o público presente. As falas da abertura foram feitas pelos realizadores do Summit Negócios Made in Bahia.
A CEO da Zum Brasil Eventos, Tuca Zamaroni, agradeceu às pessoas presentes e ressaltou que o evento e sua programação têm uma “proposta relevante para a Bahia”. Já o CEO da Zoom Imagem, Eduardo Mariano, agradeceu aos apoiadores, patrocinadores e expositores. “Quando tivemos a ideia, há um ano atrás, era uma semente. Hoje, é a maior feira de negócios do estado”, afirmou.
O presidente do grupo Business Bahia, Carlos Falcão, também agradeceu a todas as pessoas que auxiliaram na realização do evento. “Nosso estado enfrenta dificuldades e nós, baianos, sofremos preconceitos, mas precisamos virar essa chave. Nossos produtos são bons como dos outros estados, nossos serviços não devem nada a ninguém, porém precisamos, primeiro, acreditar em nós”, explicou
Sebrae no Summit Negócios Made in Bahia
No estande da instituição, as empresas atendidas pelo programa Agente de Mercado expuseram produtos, como cachaças, sequilhos, cosméticos, palmito, mel, entre outros. A coordenadora estadual do programa Agentes de Mercado, Marcia Suede, contou sobre a relevância da participação desses negócios no evento.
“Essas empresas passam por um programa no qual fazemos um diagnóstico, identificamos os pontos de melhoria e trabalhamos com elas durante seis meses. O objetivo maior desse programa é ser uma ação de mercado, e fazer com que elas aumentem o faturamento. Fazemos metas para isso, compactuamos, engajamos as empresas e buscamos trazer oportunidades”, ressaltou.
A coordenadora conta ainda que a participação nessa feira é uma oportunidade para mostrar os produtos das empresas atendidas. “São produtos que estão no interior do estado e muitas pessoas em Salvador, na região metropolitana e em outras cidades, fora da praça da empresa onde o produto está, não conhecem, não sabem o que existe”, explicou.
O empresário Rogério de Jesus, proprietário da Apruma Cachaçaria, da cidade de Guanambi, falou sobre as oportunidades adquiridas através do programa. “É um sistema inovador de conexão, integração entre o produtor e o cliente. Enquanto empresa, tivemos avanços, contatos com clientes pequenos, médios e também com grandes distribuidoras, com as quais conseguimos fechar negócios que mudaram o patamar da empresa”, reconheceu.
Já a empresária Shirlei Cedraz, proprietária da Puro Sabor, que fabrica e distribui produtos derivados da mandioca, da cidade de Conceição do Coité, também falou dos benefícios obtidos ao participar do programa.
“A gente quer muito agradecer ao Sebrae, quem nos atende tem muito empenho. É o segundo evento que participamos e já tem dado vários resultados. Fizemos um evento em Feira de Santana e conhecemos vários clientes de panificação. Hoje, queremos conhecer mais clientes aqui. Essa forma de trazer a gente para conhecer várias pessoas, para expandir o meu produto, achei interessante, muito importante isso para mim”, contou.