ASN BA
Compartilhe

Sebrae participa da 15º edição do evento Agenda Bahia

Gerente Regional do Sebrae em Ilhéus, Claudiana Figueiredo, fala sobre a relevância do empreendedorismo para o sul da Bahia
Por Rosana Silva para ML Comunicação
ASN BA
Compartilhe

Discutir os desafios e perspectivas para o desenvolvimento dos setores produtivos do estado foi o objetivo do Agenda Bahia, evento realizado pelo Jornal Correio, com apoio institucional do Sebrae, que ocorreu nesta sexta-feira (23), na Federação das Indústrias do Estado da Bahia (Fieb).

A abertura ocorreu no período da manhã e teve a presença do superintendente do Sebrae Bahia, Jorge Khoury. Também estiveram presentes o prefeito de Salvador, Bruno Reis, e o presidente da Fieb, Carlos Henrique de Oliveira Passos. Durante o dia, palestras e painéis compunham a programação.

No período da tarde, o Painel Eixo Empreendedorismo contou com a participação da gerente do Sebrae em Ilhéus, Claudiana Figueiredo, do CEO da AfroSaúde, Arthur Lima, e da sócia diretora da Holding Clube, Ju Ferraz, que participou virtualmente, com a mediação do presidente da Empresa Salvador Turismo (Saltur), Isaac Edington.

O mediador questionou acerca do empreendedorismo ser um agente de transformação e a gerente do Sebrae pontuou a importância do empreendedor e a necessidade de pensar novos futuros. “O empreendedor é a pessoa que se arrisca todos os dias para gerar o maior número possível de empregos formais no Brasil, mais dos quase 60% dos empregos formais são gerados pelas micro e pequenas empresas do Brasil”, pontuou.

Claudiana complementa e diz que quebrar paradigmas é a forma de realizar as transformações necessárias. “É preciso pensar nas várias possibilidades de futuros que a riqueza dessa terra é capaz de nos dar. Vimos aqui grandes empresas salientando que dependem de uma vontade política, mas dependem também da coragem do empreendedorismo brasileiro, baiano, da sociedade civil organizada em pautar um futuro que se deseja”, afirmou.

Em relação a atuação Sebrae na região sul da Bahia, Claudiana respondeu que a instituição tem contribuído para o desenvolvimento dos empreendedores da região, respeitando suas particularidades.

“A região sul passa por uma grande ressignificação econômica, com discussões sobre as economias portadoras de futuro, um trabalho grande voltado para sustentabilidade, com atenção para produtores rurais. Assim, trabalhamos o currículo da sustentabilidade do cacau, ampliar a produtividade dele, assim como qualidade da amêndoa, porque isso irá ressignificar a economia agrícola daquela região ”, explicou.

Claudiana acrescentou que também existe o impulso para a diversificação da economia além do cacau. “Apoiamos os produtores de café, que estão começando, os produtores de frutas. Além disso, para alavancar o desenvolvimento econômico do município a partir de redes, então, foi criada a Agência de Desenvolvimento Regional e o Fórum Sul da Bahia Global. Esses atores protagonizam a pauta de desenvolvimento, incluindo diversos atores”.

Arthur Lima contou como surgiu a ideia de criar a startup AfroSaúde e quais impactos têm alcançado. “O empreendedorismo surgiu na minha vida por oportunidade, mas também por necessidade como a maioria das pessoas que empreendem no Brasil”, disse. A startup foi criada a partir de uma situação que nomeou como racismo.

“Uma pessoa pediu indicação de um profissional da saúde negro, em Salvador, eu não encontrei”. Pegamos essa demanda, nesse cenário, e transformamos numa startup, que traz impacto social, mas também trabalha para geração de renda. Hoje a AfroSaúde é uma rede de profissionais negros que oferta atendimentos privados numa plataforma digital”.

Por sua vez, Ju Ferraz falou sobre o trabalho realizado na Holding Clube, um clube de eventos. Segundo a empresária, sua atitude em relação ao empreendedorismo foi guiada pelo instinto, mas o fato de gostar de se relacionar com as pessoas a levou mais longe. “Criei laços e conexões. Com isso, cheguei a lugares que não imaginei. Consegui elaborar projetos, ter uma carteira de clientes, como Coca Cola, Natura, Bradesco, entre outros”.

“Quando cheguei num lugar de conforto e vi que precisava crescer, busquei ajuda para criar planejamento, estratégias e ter pessoas próximas a mim com capacidades complementares. Assim, construímos projetos de alto impacto, mas com responsabilidade social”, ressaltou.

A gerente Adjunta de Marketing e Comunicação do Sebrae Bahia, Camila Passos, ao lado da gerente regional em Ilhéus, Claudiana Figueiredo.