O presidente da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), José Roberto Tadros, é o mais novo Cidadão Baiano. O empresário, que está à frente da entidade desde 2018, foi homenageado na manhã desta quinta-feira (31), no plenário da Assembleia Legislativa do Estado da Bahia.
A cerimônia, conduzida pelo presidente da Casa, deputado Adolfo Menezes, contou com as presenças do presidente do Conselho Deliberativo Nacional (CDN) do Sebrae, José Zeferino, do presidente do Conselho Deliberativo Estadual e presidente da Faeb, Humberto Miranda, do diretor técnico do Sebrae Nacional, Bruno Quick, do superintendente do Sebrae Bahia, Jorge Khoury, dos diretores Vitor Lopes (Administração e Finanças) e Franklin Santos (técnico), do presidente da Confederação Nacional da Agricultura, João Martins, entre outras autoridades. A homenagem foi proposta pelo deputado estadual Eduardo Salles.
José Roberto Tadros é natural da cidade de Manaus (AM) e está à frente da empresa mais antiga da capital amazonense, fundada pelo seu avô em 1874, a José Tadros Cia. Ao longo dos anos, desenvolveu um importante trabalho também enquanto representante do setor produtivo. Tadros foi também presidente do Conselho Deliberativo Nacional do Sebrae na gestão 2019-2022.
O presidente do CDN do Sebrae, José Zeferino, destacou a homenagem a Tadros como um reconhecimento a um “visionário com trajetória exemplar”. Ele lembrou da atuação do dirigente junto ao Conselho Deliberativo do Sebrae frente à pandemia de Covid-19, que impactou milhares de micro e pequenos negócios. “Tadros teve papel crucial em um dos períodos mais desafiadores da nossa história recente e trabalhou para oferecer suporte vital às micro e pequenas empresas”, afirmou.
O presidente do Sistema Fecomércio-BA, Kelsor Fernandes, destacou também a gestão de Tadros à frente da CNC e sua atenção com a Bahia. “Em sua gestão, iniciada em 2018, o presidente Tadros não tem medido esforços para contribuir com nossos investimentos na Bahia, ampliando e modernizando os serviços oferecidos pelos nossos braços sociais, Sesc e Senac, tanto na capital quanto no interior do estado,” disse.
O homenageado agradeceu à sua “estreia” enquanto baiano, reproduzindo as palavras utilizadas pelo presidente da Alba, Adolfo Menezes, ao se referir ao famoso ditado: “baiano não nasce, estreia”. “Essa homenagem reflete o apoio que o Sistema Comércio tem prestado e recebido da Bahia. E não fizemos nada mais que cumprir nossa obrigação. E muito além da questão demográfica, a Bahia é berço de grandes personalidades nas áreas da música, literatura, artes, esportes e política. Nosso querido Estado da Bahia é terra de um povo que esbanja alegria contagiante, um exemplo para todos nós”, discursou o presidente da CNC.
Além de empresário, José Roberto Tadros é advogado, pós-graduado em Ciências Políticas, líder sindical empresarial e escritor. É presidente licenciado do Sistema Fecomércio-Sesc-Senac Amazonas. Foi cônsul honorário da Grécia na Amazônia (Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia e Roraima) durante 20 anos, membro do Instituto Geográfico e Histórico do Amazonas, presidente da Academia de Ciências e Letras Jurídicas, vice-presidente da Academia Carioca de Direito, membro da Academia Amazonense de Letras, presidente da Academia Líbano-Brasileira de Letras, Artes e Ciências e membro da Academia Nacional de Agricultura.