ASN BA
Compartilhe

Sebrae participa de lançamento do programa de inovação em Feira de Santana

Em parceria com o Sebrae, programa tem como objetivo impulsionar projetos inovadores e startups
Por Juliana Vital
ASN BA
Compartilhe

O Sebrae participou do lançamento do programa Novatores powered by InovAtiva, que aconteceu dia 6 de maio, no auditório do módulo VII da Universidade estadual de Feira de Santana (UEFS). A ação fez parte da programação do evento Inova UEFS, que foi marcado pela abertura das inscrições para o programa que seguirá até o dia 6 de junho de 2024.

O Novatores powered by InovAtiva é voltado a negócios em estágios iniciais e os projetos selecionados participarão de ciclo de atendimento de aproximadamente 14 semanas, ao longo das quais terão acesso a serviços de capacitação e treinamento em empreendedorismo e inovação, mentorias especializadas com profissionais experientes e ferramentas de apoio para converter a ideia inovadora em solução com viabilidade junto ao mercado.

Esta edição do programa tem a realização do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) e o Sebrae, com a Universidade Estadual de Feira de Santana, suporte à execução da Fundação do Centros de Referência em Tecnologias Inovadoras (CERTI) e apoio metodológico da Wadhwani Foundation.

O programa conta ainda com a parceria e apoio do Sertão Inovador, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), Hub Feira, Prefeitura de Feira de Santana e Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTI).

Os Interessados que possuam projetos de soluções inovadoras em produtos, processos ou serviços, em qualquer área de atuação, podem se candidatar individualmente ou em equipes, mesmo que ainda não tenham registro de CNPJ. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas através da página oficial https://www.inovativa.online/powered-by/novatores.

“Esta é uma iniciativa para estruturar o caminho do empreendedorismo inovador em Feira de Santana e toda região. Quem tem uma ideia inovadora, agora tem uma trilha que conta com capacitação, mentores locais, além suporte e conexões com pessoas e instituições para alavancar seu projeto, contribuindo com um ecossistema cada vez mais inovador”, disse Angelo Loula, coordenador do Novatores na UEFS.

Para Leidiane Brito, analista técnica do Sebrae em Feira de Santana, apesar dos grandes desafios, perceber que o pensamento inovador continua evoluindo é muito satisfatório. “Estar aqui representando uma instituição que tem mais de 50 anos e que, apesar de parecer tradicional, tem investido incansavelmente em inovação fomentando projetos e programas como esse, é muito gratificante. Só este ano, o Sebrae tem um orçamento de mais de 2 milhões para investir nesta área, seja em consultorias ou capacitação, incubação e aceleração para novos negócios”, ressalta.

Por fim, a analista ressalta a importância do trabalho em rede e da continuidade dele. “Inovação é feita por pessoas que não desistem. Hoje, estamos aqui representando instituições, mas um dia poderemos não estar, e o que vai fazer a diferença é o comprometimento de cada pessoa em seguir acreditando na inovação como ferramenta para o desenvolvimento local”, conclui.