Os estagiários da Bahia foram celebrados na noite de sexta-feira (29) no Prêmio IEL de Talentos 2025. Promovido pelo Instituto Euvaldo Lodi (IEL), e com o apoio do Sebrae, a premiação celebra empresas e instituições que investem em nos programas de estágio, além dos próprios estagiários. O Sebrae esteve entre os finalistas na categoria destaque modalidade Sistema S (estágio Inovador).
O Sebrae tem 130 estagiários em todo o estado e a gestora do do Programa de Estágios da instituição, Mariana Accioly , celebrou estar entre os finalistas. “É muito importante porque temos nosso programa onde os estagiários são desenvolvidos a despertar seu potencial de criatividade e estimular suas competências técnicas e comportamentais”, explica. “Nosso programa proporciona habilidades para que eles desenvolvam todas as habilidades necessárias para o mercado de trabalho”, conclui.
“Ser estagiária do Sebrae é uma honra imensa e desde que cheguei há um ano e quatro meses sigo com motivação, empenho e alegria de estar nesta instituição que promove o aprendizado”, comenta Rebeca Miranda, estagiária do Sebrae. “Recentemente fiquei em primeiro lugar no nosso programa de estagiário em Salvador onde apresentei um projeto sobre diversidade e inclusão. É um sentimento de aprendizado contínuo”, diz.
“O Sebrae tem um papel social muito forte. Com esses jovens, nós temos a incumbência de prepará-los para o mercado, de formar, desenvolver e colocá-lo no mercado apto a assumir qualquer tipo de responsabilidade”, detalha Francisco Bastos, gerente da Unidade de Gestão de Pessoas do Sebrae. “Este prêmio reconhece nosso esforço e nos dá um feedback se o nosso programa está a contento, se está valendo a pena e tendo frutos. Este momento é muito valioso para gente”, detalha.
Superintendente do IEL Bahia, Edneide Lima afirma que o objetivo da premiação é promover um ambiente de incentivo às empresas para a inovação e boas práticas de estágio. “O prêmio é um reconhecimento das iniciativas que, às vezes, parecem pequenas, mas promovem mudanças positivas e significativas nas empresas”, comenta.
A premiação está em sua 22ª edição e nesta edição contou 118 projetos inscritos, um recorde de participações nos últimos cinco anos, nas categorias IEL Estágio – Estágio Inovador, Estagiário Inovador, Educação Inovadora -; Inova Talentos – Artigo Inovador e Projeto Inovador – e Destaque Aprendizagem e Sistema S. Os ganhadores nas categorias Estágio e Inova Talentos vão disputar a etapa nacional, que acontece no Recife, Pernambuco, no dia 3 de dezembro.
INDEX
Com foco em conectar soluções inovadoras, negócios e práticas sustentáveis da cadeia industrial, a Federação das Indústrias do Estado da Bahia (FIEB) e o Sebrae Bahia idealizaram a INDEX: maior evento do setor no estado, que ocorreu entre os dias 27 e 29 de agosto, no Centro de Convenções de Salvador.
A programação incluiu palestras, workshops, plenárias, rodadas de negócios nacionais e internacionais, missões empresariais e experiências interativas. Participaram das ações líderes, especialistas, empresários e autoridades de todo o país para debater agendas voltadas para inovação, sustentabilidade e competitividade.
Estiveram presentes no evento empresas dos segmentos petroquímico, mineração, metalmecânico, energia, agronegócio, tecnologia e inovação, cosméticos, moda e couro. Foram 300 empresas expositoras, uma programação com 220 horas e um público de mais de 30 mil pessoas.
A INDEX tem patrocínio do Instituto Euvaldo Lodi (IEL), Serviço Social da Indústria (SESI), Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), Confederação Nacional da Indústria (CNI), BYD, Acelen, PetroReconcavo, Suzano, Neoenergia Coelba, Basf, Braskem, Faeb, Senar, Prefeitura de Camaçari, Prefeitura de Salvador, Bahiagás, Banco do Nordeste, Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil, Finep, Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação e Governo Federal. O evento conta com o apoio do Governo do Estado da Bahia, Senac e Desenbahia, além de apoio institucional da Sufotur, produção do Bahia Eventos e media partner da Rede Bahia.
-

