ASN BA Atualização
Compartilhe

Sebrae promove corrida para celebrar 10 anos do movimento Compre do Pequeno na Bahia

Ação reuniu empreendedores corredores e ressaltou importância dos micro e pequenos negócios para e economia
Por Rosana Silva para ML Comunicação
ASN BA Atualização
Compartilhe

Na manhã deste domingo (26), numa área permeada pela brisa do mar, na Avenida Otávio Mangabeira, em Salvador, o Sebrae recepcionou empresários, parceiros, colaboradores e jornalistas para participar da “Corrida Compre do Pequeno”, uma ação em forma de prática esportiva com intuito de comemorar os 10 anos do movimento que fortalece, valoriza e incentiva o consumo dos pequenos negócios.

No espaço houve ativações e a presença de estandes com empreendimentos locais do segmento da alimentação, joias, moda, roupas, cuidado e bem-estar. Além disso, serviços de cuidado do corpo disponibilizaram análise de pisada, bota de compressão e massagem miofascial.

Amantes do esporte estavam animadas para iniciar o percurso, a exemplo da empresária Tayná Paz, da Casa Popular, que atua no ramo de materiais de construção. Ela, que ficou na quinta colocação da prova na categoria feminina, contou como a corrida foi fundamental para o cuidado da saúde e do bem-estar. “Venho de um histórico de obesidade e nunca havia corrido na vida. Quando tive a possibilidade de correr, transformei cada quilômetro em vitória. Já corri quatro meias maratonas e é libertador”, explicou.

Entre colaboradores do Sebrae, estava a analista técnica da Coordenação de Agronegócio, Ana Carolina Lima, que incentivada pela instituição, inseriu a corrida no seu cotidiano. “Há algum tempo corro informalmente, mas, quando fui fazer parte da assessoria do Programa de Saúde Viver Bem, do Sebrae, passei a treinar com mais disciplina. Isso se tornou uma paixão, um hábito, porque corro três vezes na semana, já participo de provas, fiz amizades nas corridas. É ótimo para minha saúde e para minha cabeça”, ressaltou.

Após a realização da corrida, os cinco primeiros colocados e as cinco primeiras colocadas foram apresentados no pódio pelo diretor de Administração e Finanças do Sebrae Bahia, Vitor Lopes, o gerente de Comunicação do Sebrae Bahia, Marcos Araújo, e pelo vice-presidente da Federação das Indústrias do Estado da Bahia, Josair Bastos.

Vitor Lopes ressaltou o quanto é significativo o momento de celebração. “O movimento Compre do Pequeno busca mostrar para toda a sociedade que os pequenos negócios têm papel fundamental no desenvolvimento da economia local, gerando emprego e renda na Bahia em todo o Brasil. Esse é o grande propósito do movimento. E, por isso, estamos aqui, reforçando essa mensagem”.

O gerente de Comunicação, do Sebrae Bahia, Marcos Araújo, ressaltou a relevância dos 10 anos da campanha. “Esse é um momento de comemoração da campanha ‘Compre do Pequeno’ que mostra para a sociedade o quanto é importante comprar do pequeno negócio, porque disso resulta o fortalecimento da economia, a distribuição de renda e geração de riqueza. Com isso, o Sebrae cumpre sua missão”.

Compre do Pequeno

No local, sete estandes com os empreendimentos Amuu, Dinda Cozinha, Charme Moda Fitness, N Black, O Café da Vovô, Vistosa e Acarajé Magnifikat expuseram para o público, roupas esportivas, colares, brincos, óleos essências, roupas com temática afrobrasileira, comida baiana, salgados, brigadeiros e bolos.

A empreendedora Paloma Oliveira, da marca Charme Moda Fitness, apresentou ao público modelos de roupas para atividades esportivas. “O Charme Moda entrega não só estilo, para qualquer esporte que venha a ser praticado, mas também entrega conforto, leveza e flexibilidade. Estar aqui é uma oportunidade para quem está começando, temos grandes marcas, mas também temos novidades nos empreendimentos pequenos”, disse.

Para a empreendedora e expositora, Eliene Maia, da marca de joias em prata, Vistosa, comprar dos pequenos negócios é uma maneira de incentivar os sonhos. “Quando os consumidores compram do pequeno, há o fortalecimento de sonhos, porque faz com que o empreendedor acredite no potencial dele de ir cada vez mais longe. Esse ir longe é também empregar e dar oportunidade a outras pessoas, além de ser exemplo de possibilidade de sucesso”. Vistosa trabalha com joias em prata e aposta em representatividade ligada à cultura afrobrasileira e nordestina.

Já a expositora e empreendedora, Mariana Scaldaferri, que reuniu doces e pequenos bolos, com o diferencial de serem presenteáveis, também falou sobre seu negócio e o movimento compre do pequeno. “Minha afilhada dizia que meu brigadeiro era o melhor do mundo e que deveria vender. Hoje, meu foco é bolo personalizado, com a ideia de o doce virar um presente. Em relação aos pequenos empreendimentos, muitas vezes, não temos visibilidade. Oferecemos produtos de boa qualidade, mas precisamos ser vistos. Então, é importante ações como essas que incentivem o público a conhecer e comprar dos pequenos negócios”, concluiu.